Moradores de bairro da Serra denunciam quedas constantes de energia há mais de um ano

Compartilhe:
Foto: divulgação

Moradores do bairro Praia de Carapebus, na Serra, denunciam quedas constantes no fornecimento de energia elétrica que vêm ocorrendo há cerca de um ano. Segundo a comunidade, as interrupções são frequentes, acontecem tanto por poucos minutos quanto por várias horas e têm causado prejuízos financeiros, especialmente a comerciantes e prestadores de serviço.

De acordo com os moradores, grande parte dos problemas está relacionada à falta de manutenção adequada da rede elétrica. Foram identificados separadores de fase quebrados, equipamentos responsáveis por manter o distanciamento entre os cabos de energia. Com a ação do vento, os cabos acabam se chocando, provocando curtos-circuitos e desligamentos automáticos da rede.

No último dia 15, por volta das 5 horas da manhã, equipes da EDP estiveram no bairro para realizar um reparo após o rompimento de um cabo, causado por uma emenda. Durante o atendimento, moradores relataram aos técnicos a situação dos separadores de fase danificados e de cabos frouxos, mas, segundo a comunidade, nenhuma providência foi tomada. No dia seguinte, uma nova interrupção de energia ocorreu no mesmo ponto, reforçando que o problema já havia sido previamente comunicado.

Para Anderson Muniz, morador e presidente da Associação de Moradores de Praia de Carapebus, a situação é recorrente e previsível. “São problemas anunciados. A comunidade vem sofrendo há praticamente um ano com quedas constantes de energia. Identificamos separadores de fase quebrados e cabos frouxos. Informamos isso à equipe técnica, mas nada foi feito”, afirmou.

Além dos transtornos para residências, comerciantes relatam prejuízos diretos. Uma moradora, proprietária de um salão de beleza, conta que precisou cancelar toda a agenda da tarde devido à instabilidade no fornecimento. “Tive que cancelar os atendimentos. Final de ano, agenda cheia, vários encaixes, e não tem como atender cliente sem energia, mesmo pagando a conta em dia”, relatou.

A moradora afirmou que precisou desligar todos os equipamentos do salão para evitar danos. “Desliguei ar, frigobar, tirei tudo da tomada. Não estamos dando conta de tanto prejuízo. A gente já pensa em juntar vários moradores para entrar com uma ação contra a EDP”, disse.

Segundo a Associação de Moradores, mais de 20 protocolos já foram abertos junto à concessionária sem solução definitiva. Diante da situação, a comunidade informou que está preparando uma denúncia ao Ministério Público, que deve ser protocolada nas próximas semanas.

O que diz a EDP

Em nota, a EDP informou que possui um cronograma de manutenções preventivas e obras de melhorias na rede elétrica, executado ao longo do ano em toda a sua área de concessão, incluindo a região. A concessionária informou ainda que, nesta terça-feira (16), houve uma ocorrência na rede que atende o bairro e que as equipes técnicas foram imediatamente direcionadas, realizaram os reparos e restabeleceram o fornecimento de energia.

Os moradores, no entanto, afirmam que as medidas adotadas são paliativas e cobram manutenção preventiva efetiva e soluções definitivas para evitar novas interrupções.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Guilherme Marques

Guilherme Marques

Guilherme Marques é jornalista e atua como repórter do Portal Tempo Novo.

Leia também