
Os moradores da Serra que precisam revolver qualquer tipo de problema na Caixa Econômica Federal estão tendo que enfrentar filas gigantescas desde o início da pandemia. Uma das maiores reclamações é o acesso ao aplicativo Caixa Tem que muitas vezes dá erro principalmente para quem tem tentado sacar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) Emergencial. As agências do banco também estão funcionando até às 13 horas, o que tem dificultado a acesso dos usuários durante o horário de serviço.
O TEMPO NOVO esteve na Caixa Econômica de Parque Residencial Laranjeiras, na agência que fica na Avenida Civit e constatou mais de 49 pessoas na fila esperando atendimento no sol quente.
“Estou aqui desde as 11h45 e só que consegui ser atendidas agora, às 14h50. É a segunda vez que venho na agência. A primeira eu não sabia que o horário estava reduzido e dei com a cara na porta. Hoje (30) vou conseguir entrar para resolver o problema que estou tendo com o Caixa Tem. Eu não conseguia acesso ao aplicativo, me mandava para o cadastro do WhatsApp eu enviava a documentação solicitada e nunca que o status do meu FGTS Emergencial saia do lugar – a única mensagem que eu conseguia receber de volta é que meu cadastro estava em avaliação e que era para aguardar. Eu não vou receber nenhum benefício e sim o FGTS, então não entendo o porque da burocracia, porque não liberam o trabalhador para sacar no caixa eletrônico com o cartão cidadão?”, indaga uma das usuárias que não quis se identificar.
Um outro homem que também não quis se identificar estava na fila pelo mesmo problema. “Eu não sei se eu não estou sabendo fazer os trâmites pelo celular ou se é algum erro. Por isso tive que vir aqui na Caixa pessoalmente. Já tentei, minha filha tentou e não da nada. Agora tive que vir aqui porque como eu nasci em novembro meu saque já vai ser liberado para o dia 14 e preciso resolver essa pendenga”, contou.
O TEMPO NOVO entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Caixa Econômica Federal que disse que ressaltou que realiza ações sistêmicas para melhorar o atendimento nas agências e oferecer um serviço de qualidade aos beneficiários. “Entre elas, destacamos a implementação de calendários escalonados de saque do Auxílio e do FGTS Emergencial e a abertura de agências em alguns sábados. Sobre o horário de funcionamento, a CAIXA informa que segue a determinação do Banco Central sobre atendimento nas agências bancárias, estando aberta à população em expediente mínimo de cinco horas diárias ininterruptas. Todas as unidades do banco no estado funcionam de 8h às 13h, de segunda-feira a sexta-feira.
O banco reforça que não é preciso madrugar nas filas e esclarece ainda que todas as pessoas que comparecem às agências no período compreendido entre 8h e 13h são atendidas no mesmo dia. Elas recebem senhas e, mesmo com as unidades fechando às 13h, o atendimento continua até o último cliente.”
A nota disse ainda que “a CAIXA vem adotando diversas medidas para melhorar a segurança de todos os clientes, colaboradores e parceiros no contexto da pandemia de Covid-19. O banco reforça que suas unidades seguem funcionando para atendimento presencial no interior das agências apenas para serviços sociais essenciais, como o saque sem cartão e senha de benefícios do INSS, saque do Auxílio Emergencial, Seguro Desemprego, Bolsa Família, Abono Salarial e FGTS, além de desbloqueio de cartão e senhas de contas”.

A assessoria destacou também os canais digitais do banco. “A CAIXA orienta os clientes a acessarem os serviços do banco por meio dos canais digitais. Consulte abaixo os serviços disponíveis no Internet Banking CAIXA – Internet e celular. Estão disponíveis ainda os serviços em aplicativos para acesso a informações e transações de cartões de crédito, FGTS, benefícios sociais e habitação”.
Com relação ao aplicativo Caixa Tem a Caixa esclareceu que a movimentação dos valores do Auxílio Emergencial, FGTS Emergencial e Benefício Emergencial (BEm) poderá ser realizada por meio digital com o uso do aplicativo CAIXA Tem, sem custo, evitando o deslocamento das pessoas até as agências.
Após o crédito dos valores na conta poupança social digital, já será possível pagar boletos e contas ou utilizar o cartão de débito virtual e QR code para fazer compras em supermercados, padarias, farmácias e outros estabelecimentos, tudo por meio do aplicativo CAIXA Tem.
A partir da data de disponibilização dos recursos para saque ou transferência, também de acordo com o mês de nascimento, os trabalhadores poderão transferir os recursos para contas em qualquer banco, sem custos, ou realizar o saque em espécie nos terminais de autoatendimento da CAIXA e casas lotéricas.

