Categories: Notícias

Moradoras de Laranjeiras fazem máscara de tecido para doar a pessoas do grupo de risco

Foram confeccionadas 50 máscaras. Foto: Divulgação

A pandemia da Covid-19 tem causado medo em muitas pessoas, mas também tem aflorado o sentimento de solidariedade em algumas.
Um exemplo disso é a dobradinha de duas moradoras de Laranjeiras, que juntas se uniram, uma para costurar e outra para entregar máscaras de tecido laváveis e reutilizáveis para pessoas que pertencem ao grupo de risco e que não conseguiram ter acesso ou comprar o produto.

Segundo Nancy Ibanez, cerca de 50 máscaras foram confeccionadas. “Todas foram passadas a ferro quente e embaladas para serem entregues a pessoas que não conseguiram achar o equipamento em comércios”, conta.
As máscaras serão entregues em mãos para as pessoas que se cadastrarem por meio do telefone 99952-2426 (somente pelo WhatsApp).
Como o trabalho é voluntário, foi feita uma quantidade pequena de máscaras para atender aos menos favorecidos.

“Se alguma costureira quiser também entrar nessa ponte de solidariedade, também pode entrar em contato pelo WhatsApp”, diz Nancy.

Assim como as máscaras descartáveis, as reutilizáveis ajudam a proteger, mas não são infalíveis ao vírus. Precisam de cuidados no manuseio e que o usuário respeite o momento de trocar, no máximo duas horas de uso.

A máscara impede que as micropartículas expelidas por uma pessoa sejam inaladas ou ingeridas por outra. E que alguém contaminado espalhe essas gotículas no ar. Também funciona como barreira para que a pessoa não leve a mão diretamente à boca e nariz. Mas as máscaras não vão te imunizar. Junto com elas, outros cuidados devem ser adotados, como respeitar o tempo de uso da máscara. Se molhar, tem que trocar imediatamente. E o mais importante neste momento: ficar em casa.

O próprio Ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, já defendeu o uso de máscara de pano pela população ante a escassez das máscaras descartáveis, em declaração ao jornal sul-matogrossense Correio do Estado, publicada em 15 de março.

Porém, naquela mesma publicação, Mandetta lembrou que o item não protege sozinho, o uso precisa estar combinado com higienização das mãos com sabão ou álcool em gel, evitar aglomerações e seguir a etiqueta respiratória ao tossir ou espirrar, cobrindo a boca e nariz com o cotovelo flexionado ou com um lenço descartável.

Ana Paula Bonelli

Moradora da Serra, Ana Paula Bonelli é repórter do Tempo Novo há 25 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

4 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

4 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

5 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

5 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

5 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

6 horas atrás