
Márcia Cristina Macedo Silva, de 58 anos, é a escolhida para a 1ª suplência do candidato a senador, Magno Malta, do PL. De acordo com a ficha oficial da Justiça Eleitoral, Márcia é professora de ensino fundamental.
Ela é a substituta do empresário Abraão Veloso, que tem negócios na área de mineração, residente em Minas Gerais, mas que possui atividade empresarial no Espírito Santo. Na última quinta-feira (18), Veloso protocolou pedido renunciando a disputa.
Com isso, o PL trouxe o nome de Márcia, que é moradora da Serra, residente do bairro Barcelona, para ocupar a função. Márcia, ou marcinha, como é conhecida, apoia Magno Malta há muitos anos, já prestou serviço de assessoria quando Magno foi Senador da República.
Evangélica, Márcia está filiada ao PL, é casada, tem dois filhos e netos. Ela é assídua da Igreja Apostólica Monte Sião, em Novo Horizonte. A família de Márcia vem de Pedro Canário, cidade em que já foi vereadora; além dela, outros irmãos também são moradores da Serra, em bairros como Laranjeiras e Bicanga.
Leia também
A vaga de 1ª suplência de um senador, é sempre uma posição muito disputada, pois, além do caráter vitalício do cargo, o mandato de um senador é de 8 anos. Portanto, é muito comum que os suplentes ocupem por determinados períodos a cadeira de senador, em razão de licenças ou outros motivos que impeçam o titular de exercer a função.
Além disso, existe uma expectativa entre correligionários do PL capixaba, de que Magno Malta se torne ministro em uma hipotética reeleição do presidente Jair Bolsonaro.
Caso ocorra, quem irá exercer a vaga de Senador Federal na integralidade, será Márcia, moradora de Barcelona. Além disso, é relativamente normal que suplentes assumam o cargo no último mês antes dos recessos parlamentares, já que os senadores adiantam agendas nos estados de origem para não comprometer as férias.
Atualmente, um senador tem vencimentos mensais de R$ 33,7 mil, mesmo valor pago ao suplente, caso ele assuma a função.
Em novembro de 2020, Márcia publicou um video com Magno Malta, do qual ele conta um pouco sobre a relação política entre os dois:
Magno Malta escolhe moradora de Barcelona, na Serra, para ser a 1ª suplente na disputa pelo Senado: pic.twitter.com/HFwikt7E4F
— Jornal Tempo Novo – Serra/ES (@portaltemponovo) August 22, 2022

