Moradora de Barcelona, na Serra, é a 1ª suplente de Magno Malta na disputa pelo Senado

Compartilhe:
Márcia e Magno Malta são amigos de longa data. Foto: divulgação

Márcia Cristina Macedo Silva, de 58 anos, é a escolhida para a 1ª suplência do candidato a senador, Magno Malta, do PL. De acordo com a ficha oficial da Justiça Eleitoral, Márcia é professora de ensino fundamental.

Ela é a substituta do empresário Abraão Veloso, que tem negócios na área de mineração, residente em Minas Gerais, mas que possui atividade empresarial no Espírito Santo. Na última quinta-feira (18), Veloso protocolou pedido renunciando a disputa.

Com isso, o PL trouxe o nome de Márcia, que é moradora da Serra, residente do bairro Barcelona, para ocupar a função. Márcia, ou marcinha, como é conhecida, apoia Magno Malta há muitos anos, já prestou serviço de assessoria quando Magno foi Senador da República.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Evangélica, Márcia está filiada ao PL, é casada, tem dois filhos e netos. Ela é assídua da Igreja Apostólica Monte Sião, em Novo Horizonte. A família de Márcia vem de Pedro Canário, cidade em que já foi vereadora; além dela, outros irmãos também são moradores da Serra, em bairros como Laranjeiras e Bicanga.

A vaga de 1ª suplência de um senador, é sempre uma posição muito disputada, pois, além do caráter vitalício do cargo, o mandato de um senador é de 8 anos. Portanto, é muito comum que os suplentes ocupem por determinados períodos a cadeira de senador, em razão de licenças ou outros motivos que impeçam o titular de exercer a função.

Além disso, existe uma expectativa entre correligionários do PL capixaba, de que Magno Malta se torne ministro em uma hipotética reeleição do presidente Jair Bolsonaro.

Caso ocorra, quem irá exercer a vaga de Senador Federal na integralidade, será Márcia, moradora de Barcelona. Além disso, é relativamente normal que suplentes assumam o cargo no último mês antes dos recessos parlamentares, já que os senadores adiantam agendas nos estados de origem para não comprometer as férias.

Atualmente, um senador tem vencimentos mensais de R$ 33,7 mil, mesmo valor pago ao suplente, caso ele assuma a função.

Em novembro de 2020, Márcia publicou um video com Magno Malta, do qual ele conta um pouco sobre a relação política entre os dois:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também