
Uma moradora de Feu Rosa, na Serra, conseguiu desconto de 60% em uma dívida de água avaliada em R$ 20.860,89, após procurar ajuda no Procon da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales). Com isso, o valor do débito passou a ser de R$ 9 mil.
A redução no valor da dívida aconteceu por meio do benefício da tarifa social de água, que garante até 75% de descontos na fatura das famílias de baixa renda. O cadastro da moradora foi realizado ainda no momento do atendimento realizado pela equipe do Procon-Ales.
De acordo com os relatos da dona Maria de Jesus Oliveira, que é cadeirante e também possui limitações na fala, ela teve o serviço de abastecimento de água em sua residência cortado na última segunda-feira, em função dos débitos em atraso registrados em seu nome. Em seguida, a mulher foi orientada por um morador do bairro a buscar ajuda junto ao Procon-Ales.
Após ser acionada, a equipe do Procon-Ales acionou a Cesan e solicitou a inclusão da consumidora na tarifa social de água, uma vez que o perfil financeiro dela corresponde aos critérios exigidos pela empresa para a concessão do benefício. Além do abatimento em mais da metade da dívida, dona Maria de Jesus também conseguiu que o parcelamento do valor restante fosse feito de acordo com seu orçamento.
Responsável por acompanhar a mãe no atendimento realizado no Procon-Ales, o profissional da área de automação Daniel dos Santos destacou a felicidade da família em ter conseguido solucionar a demanda com agilidade e dentro de suas possibilidades.
“Estamos muito felizes com essa conquista. A gente não sabia mais o que fazer. Foi aí que um amigo nosso, que também mora no bairro, nos orientou a procurar o Procon da Assembleia. Ele tinha razão, pois fomos muito bem atendidos”, pontuou.
O deputado Vandinho Leite, que preside a Comissão de Defesa do Consumidor da Ales, ressaltou o trabalho feito em prol dos cidadãos capixabas. “Tanto a Comissão quanto o Procon-Ales estão à disposição na luta pela garantia dos direitos dos consumidores”, afirmou.

