Categories: Arquivo

Morador protesta contra fila, falta de remédio e consulta em posto de saúde

 

O protesto inviabilizou o funcionamento do posto na manhã desta segunda (18). Foto: Jana Thork

Jana Thork

Falta de medicamentos, fila de espera na madrugada e dificuldade para conseguir consulta na Unidade de Saúde. São problemas apontados pelos moradores de Nova Almeida na Serra, que interromperam o funcionamento da unidade na manhã desta segunda (18) por conta da situação.

A aposentada Alair Rodrigues de Souza, 79 anos, que usa remédios para diabetes, colesterol  e pressão arterial, reclama que faz mais de 05 meses que não encontra os medicamentos na Unidade e que por este motivo, precisa da ajuda dos filhos para a compra. “Faço uso de insulina e fui a Unidade de Saúde de Jacaraípe para  ver se conseguia a medicação, mas a falta é geral”, lamenta.

Para a moradora Irene Terezinha Purqueira, 49 anos,  portadora de lupus eritematoso sistêmico, hipertensão, diabetes, asma e artrose,  a dificuldade começa em conseguir atendimento. “Fiz a drenagem de um abscesso num Hospital de Vila Velha em Dezembro de 2015. Tenho um laudo de encaminhamento médico e não consigo marcar a consulta devido à falta de vagas. A fila para a distribuição das fichas começa à 1h da manhã e já ouvi relatos de assaltos aos pacientes em espera”, frisa.

O morador José Flávio Pontes Carlos, 78 anos, é outro que sofre. Ele foi atendido na UPA da Serra- Sede no dia 11 de março por suspeita de câncer.

Irene Purqueira e José Flávio tentam há meses uma consulta no posto. Foto: Jana Tork

Segundo o morador, após o atendimento, ele foi encaminhado para a Unidade de Saúde de Nova Almeida, para prosseguir tratamento e até hoje, não conseguiu uma única consulta. “Sou aposentado, vivo sozinho e preciso fazer a biópsia para saber se tenho ou não, um câncer. Aqui falta tudo!”, desabafa.

Segundo o Secretário de Saúde da Serra,  Luiz Carlos Reblin, a Unidade contará a partir de hoje, com uma nova diretoria.  Em relação aos medicamentos, ele cita que a Secretaria faz a distribuição dos medicamentos de forma a atender à demanda da comunidade. “Na falta de medicação na Unidade, os pacientes podem buscar qualquer farmácia que faça parte do programa Farmácia Popular, e munidos das receitas, conseguem os medicamentos”, orienta.

O Secretário informa que cada Unidade de saúde possui um conselho local e que a distribuição de fichas é feita por este conselho, visando atender à demanda da população e necessidades dos usuários.  Amanhã haverá uma reunião na Secretaria de Saúde com membros da comunidade e nova diretoria, onde serão discutidas a reformulação das marcações de consultas entre outras necessidades.

Quanto ao protesto de hoje, o secretário lamenta. “A gente lamenta muito a atitude de força da comunidade justamente hoje, onde iniciamos a vacinação de H1N1 para as gestantes. Sempre estamos dispostos e abertos ao diálogo e a ouvir a comunidade por meio de conselho”, garante.

 

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

13 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

14 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

14 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

15 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

15 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

15 horas atrás