Categories: Meio Ambiente

Morador paga tratamento mas esgoto cai em lagoa

Fedor e mosquito. José Carlos, que mora próximo do vazamento, garante que em dias de sol forte precisa sair de casa com toda sua família. Foto: Renato Ribeiro

Por Renato Ribeiro/ Freelancer

Imagine pagar todo mês a taxa, mas o esgoto seguir vazando a céu aberto numa área verde até a lagoa Jacuném. Pois é o que está acontecendo em Barcelona, na rua Juiz de Fora. Segundo os moradores, a situação se arrasta há cerca de cinco anos e eles afirmam que irão entrar na justiça para pedir a suspensão da cobrança até que o problema seja solucionado.

O esgoto vaza pelo encanamento e caixas de passagens que compõem a rede de esgoto. Segundo a moradora Márcia Regina Gomes da Costa, a Cesan já foi acionada várias vezes. “A equipe até vem desentupir, mas o problema volta dias depois. O mau cheiro e os mosquitos são insuportáveis. Pagamos para ter tratamento de esgoto e em troca temos isso na nossa porta. Pretendemos acionar a justiça”, avisa.

José Carlos Alves e sua família são os que mais sofrem com atual situação. Morador da casa mais próxima do vazamento, José Carlos diz que em dias de sol forte, procura sair com a família por causa do fedor e mosquitos. “Na última visita dos técnicos da Cesan, fomos informados que o problema está na rede, que é antiga e está subdimensionada” completou.

O consórcio Serra Ambiental assumiu a responsabilidade pela gestão do esgoto do município em janeiro e atuará nos próximos 30 anos sob supervisão da Cesan, que segue cobrando a taxa de esgoto e repassa o valor para o consórcio. Através da assessoria de imprensa, o consórcio admite o problema. Disse que tem projeto para solucionar e que as obras devem começar ainda este ano.

O decreto municipal 5575/2015 proíbe o lançamento de esgoto sem tratamento. Já a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), através da assessoria de imprensa, prometeu que tomará providências legais em relação ao caso.

 

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

8 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

8 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

9 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

9 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

10 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

10 horas atrás