Morador de Carapebus protesta contra poluição

Compartilhe:
O ato dos moradores de Carapebus aconteceu na última terça-feira (14). Foto: Divulgação
O ato dos moradores de Carapebus aconteceu na última terça-feira (14). Foto: Divulgação
O ato dos moradores de Carapebus aconteceu na última terça-feira (14). Foto: Divulgação

Clarice Poltronieri

Moradores de Praia de Carapebus, bairro vizinho ao Complexo de Tubarão (Vale e ArcelorMittal Tubarão), fizeram uma manifestação na última quarta (15) por conta da poluição por pó preto. Problema que, segundo eles, aumenta no inverno com a maior presença do vento sul.

“Na época de vento sul tudo fica coberto de pó preto e eu adoeço. Está insuportável!”, disse numa rede social, a moradora Regina Perim. Também em postagem na internet, Rosane Rubim reclama. “Falta às autoridades olharem para esse bairro, que também é muito prejudicado pelo pó preto. Basta um dia de vento sul para que nossas casas fiquem infestadas, em pouco tempo tudo fica preto”, relata.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A assessoria de imprensa da ArcelorMittal Tubarão disse que vai investir de R$ 400 milhões até 2018 para reduzir suas emissões. Informou que das 31 ações fiscalizatórias dos órgãos ambientais municipais e estadual em 2015, nenhuma atestou irregularidade. Disse ainda que em 2016, já recebeu visitas dos órgãos ambientais e lideranças comunitárias. Interessados em conhecer a empresa podem agendar visita pelo 3348.3841.

Já a assessoria da Vale disse que a empresa continua investindo em seus controles ambientais. Responsável pela fiscalização da qualidade do ar na Grande Vitória, o Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) disse que recebeu denúncias dos moradores e que irá investigá-las. Falou que faz vistorias periódicas nas empresas e que está elaborando, em parceria com o Ministério Público, um novo termo de compromisso para que as empresas reduzam a poluição.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também