Morador da Serra pode fazer agendamento on-line para tirar carteira de identidade

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Na Serra, o atendimento é realizado na Avenida Norte Sul, S/N, no Civit II. O telefone de contato é o 3328-7020. Foto: Divulgação

O agendamento on-line para solicitação da 1ª e 2ª via da Carteira de Identidade na Serra foi ampliado. O anúncio foi feito pelo Governo do Estado e pela Polícia Civil do ES. O agendamento pode ser realizado pelo site do Governo, por meio do link https://agendamento.es.gov.br/.

No município da Serra, a inserção do agendamento on-line foi realizada nessa segunda-feira (14), sendo ofertadas 40 vagas para requisição de novo documento, urgência e casos prioritários. O número de atendimentos diários e limitado tem o objetivo de evitar aglomerações de cidadãos e servidores nos Postos de Identificação.

O atendimento nos Postos de Identificação da Polícia Civil é feito de segunda a sexta-feira, em dias úteis. O horário de atendimento é das 12h às 18h. No caso dos agendamentos eletrônicos, a tolerância de atraso é de 15 minutos. Quem não comparecer dentro do prazo, terá o agendamento cancelado automaticamente e só poderá remarcar após 15 dias.

Na Serra, o atendimento é realizado na Avenida Norte Sul, S/N, no Civit II. O telefone de contato é o 3328-7020.

Em caso de solicitações de Carteira de Identidade em regime de urgência, o cidadão deve se dirigir pessoalmente ao Posto de Identificação do seu município, com todos os documentos, inclusive que comprovem a urgência na emissão da Carteira de Identidade, para dar entrada na solicitação. Esses casos não são atendidos por agendamento, mas por ordem de chegada.

A primeira via da Carteira de Identidade é emitida gratuitamente. A segunda via tem custo de R$ 61,98. Informações sobre documentos necessários podem ser verificadas no link https://pc.es.gov.br/carteira-de-identidade-rg

Observações Importantes: 

Para alteração do nome em 2ª via de RG, em virtude de um contrato de união estável, será indispensável a apresentação da certidão de nascimento, com averbação do Cartório de Registro Civil na qual conste informação sobre a união estável, bem como sobre a alteração do nome.

No caso das Carteiras de Identidade emitidas em outro Estado não é fornecida a 2ª via. Nesse caso, o cidadão poderá requerer a 1ª via no Espírito Santo, que será gratuita e terá um novo número.

Não há idade mínima para tirar Carteira de Identidade. Por questões práticas e pela dificuldade na coleta das impressões digitais, recomenda-se que seja a partir dos 5 anos.

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Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

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