Categories: Meio Ambiente

Morador cobra recuperação de lagoa em Cidade Continental

O que era água hoje é so mato, mostram os moradores de Continental. Foto: Fábio Barcelos

Por Clarice Poltronieri 

Moradores de Cidade Continental querem a recuperação da lagoa do setor África, que desapareceu após o rompimento de uma barragem. Atualmente só há o fio d’água de córregos que formavam a lagoa. Tudo isso dentro da Área de Proteção Ambiental (Apa) de Praia Mole, próximo ao antigo sítio Casarão.

“A lagoa vem de longa data, da época do Casarão. Depois que uma construtora comprou a área e abandonou o Casarão, que recentemente foi queimado, a lagoa também foi destruída”, relata o morador Adenir Costa Gava.

Maximiliano Ferreira Porto também reclama. “Depois que a barragem estourou, há cerca de quatro anos, teve gente que tentou represar de novo, mas a chuva acaba desfazendo a barragem. A lagoa era ponto de encontro das famílias”, desabafa.

Já a presidente da Associação de Moradores do setor África de Cidade Continental, Eliane Oliveira Souza, disse que a destruição a barragem pode ter sido criminosa. “Não sabemos se foi intencional ou um acidente. Desde então lutamos pela recuperação. Vou à prefeitura todo mês. A lagoa estava dentro da Apa. Ainda há nove nascentes lá”, lembra.

Estado e município                                                                                                                                                     

Através da assessoria de imprensa, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) disse que para reconstrução da barragem deverão ser feitos estudos, incluindo o Relatório de Impacto Ambiental (Rima), com autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo e da Agência Estadual de Recursos Hídricos. Mas não disse se tem interesse em fazê-los.

Já a assessoria do Governo do estado informou que para a nova barragem tem de haver liberação por parte da gestão da Apa de Praia Mole, o que não ocorreu até o momento.

 

 

 

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

5 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

5 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

6 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

6 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

6 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

6 horas atrás