Categories: Mestre Álvaro

Modelo Jeremias é melhor

Por Helio Maldonado 

O “eu” de hoje não é o “eu” de ontem e nem será o “eu” do amanhã. Essa frase quer simbolizar aquilo que o filósofo grego Heráclito disse sobre a consciência: “Não podemos nos banhar duas vezes no mesmo rio, porque a água se renova a cada instante”. Logo, podemos dizer que não existe uma ontologia existencial do “ser” do indivíduo. Em outras palavras do cotidiano: ninguém nasce bandido!

Em verdade, como diagnostica a sociologia, o indivíduo é o produto do meio em que habita. E no Brasil, país periférico, as “promessas da Modernidade” não alcançaram a maioria esmagadora da população. Temos problemas reais de educação (12 milhões de pessoas analfabetas) e desemprego (13 milhões de pessoas desocupadas), gestando esse quadro do atual estado das coisas uma legião de “jovens nem-nem”: nem estudam e nem trabalham.

Inobstante a isso, o Senador Flávio Bolsonaro apresentou, em data recente, proposta de emenda à Constituição para reduzir a maioridade penal para 14 anos nos crimes de tráfico de drogas e sua associação. Doravante, ditos criminosos mirins irão cumprir pena privativa de liberdade no atabalhoado sistema penitenciário brasileiro. Ou seja, esses adolescentes passarão a ser “nem-nem-nem”: nem estudam, nem trabalham, nem têm liberdade para agir de maneira diferente.

A proposta de Flávio Bolsonaro vai de encontro à Constituição, pois agride o dever prestacional dirigente do Estado brasileiro de promover “Justiça social”, por meio da implementação de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento em geral do adolescente.

Exemplo disso é o “Projeto Legal”, executado a partir de parceria público-privada já há duas décadas, em Central Carapina, sendo fornecido a mais de duzentos beneficiários inserção e capacitação cultural para o futuro. O coroado fruto desse trabalho é o do menino Jeremias Reis, de 12 anos. Assim, certo é que, para reversão holística do atual estado das coisas que recai no Brasil sobre a adolescência, em detrimento da visão de mundo de um “Estado Policialesco”, devemos seguir com a realização do “Estado de Bem-Estar Social”, e assim agirmos pela ética da alteridade e da responsabilidade.

Redação Jornal Tempo Novo

O Tempo Novo é da Serra. Fundado em 1983 é um dos veículos de comunicação mais antigos em operação no ES. Independente, gratuito, com acesso ilimitado e ultra regionalizado na maior cidade do Estado.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

14 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás