Missas, shows, congo, puxada e fincada do mastro na Festa de São Pedro, em Jacaraípe

Compartilhe:
A descida do navio, a puxada e a fincado do mastro acontecem no final de semana. Foto: Edson Reis

Neste final de semana vai ter Festa de São Pedro em Jacaraipe. O santo que é padroeiro dos pescadores teve dia comemorado no dia 29, mas a festa continua na Serra até o domingo (3).

A Festa de São Pedro, que nos últimos anos aconteceu de forma on-line por conta da pandemia da Covid-19,  será presencial em 2022 e com tudo que se tem direito, shows, congo, puxada e fincada do mastro e muita religiosidade com missas para o padroeiro.

Toda a agenda acontecerá no pátio da igreja de São Pedro, em Castelândia e contará com barraquinhas vendendo comidas típicas.

Na sexta (1) tem missa às 19h com o padre Reuber Côgo Daltio. Logo após, vai ter show com Laion, às 21h e barracas com comidas típicas.

[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]

No dia 02/07 – sábado -, às 15 horas, acontece a descida do navio – saindo do pátio igreja São Pedro até o Posto de gasolina SHELL- na avenida Abido Saad. O cortejo será acompanhado pela banda de Congo N.Sra. da Conceição de Jacaraípe. O navio e o mastro ficam lá até o domingo (3).

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Às 19 horas, tem missa com o Padre Antônio Peroni Filho e às 21 horas, show com a banda Casaca.

No domingo (3) a agenda começa logo cedo, na Praça Encontro das Águas, às 7h30, quando a procissão de fieis e pescadores ganham as ruas do balneário com a imagem do padroeiro São Pedro até a igreja. Às 8h, acontece a missa com o padre Antônio Peroni Filho.

Às 16h, acontece a concentração das bandas de congo no pátio da igreja São Pedro para início do cortejo em busca do barco que já estará todo enfeitado pelos festeiros locais e seguirão de volta pela avenida Abido Saad sentido igreja São Pedro para fincada do mastro que está prevista para acontecer às 20h.

Estarão participando do cortejo, as bandas de congo N.Sra. da Conceição de Jacaraípe, São Benedito e São Sebastião de Nova Almeida, Cultura Congo de Bicanga, Jovens de Manguinhos, São Benedito e N.Sra. do Rosário de Pitanga, São Benedito de Santiago, Panela de Barro e Banda de Congo Amores da Lua.

O cortejo também contará a participação da Banda de Música Estrela dos Artistas. Às 21h, show com Luiz Massa.

A festa tem apoio da prefeitura da Serra e da Associação das Bandas e Congo da Serra.

Confira a programação completa:

 01/07 – Sexta

19h – Missa com o Padre Antônio Peroni Filho

21h – Show com Laion

22h – Show com Trio Lubião

02/07 – Sábado

15h – Descida do navio com saída da Igreja de São Pedro

19h – Missa com o Padre Reuber Côgo Daltio

21h – Show com a Banda Casaca

03/07 – Domingo

7h30 – Procissão de São Pedro com saída da Praça Encontro das Águas

8h – Missa com o Padre Antônio Peroni Filho

17h – Subida do navio com as Bandas de Congo e a Banda Estrela dos Artistas

18h – Abertura das Barraquinhas com comidas típicas

20h – Fincada do Mastro com show pirotécnico

21h – Show com Luiz Massa

22h – Show com Forró Raiz

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também