Ministro de Bolsonaro vem a Serra para reabrir a Igreja de Reis Magos

Compartilhe:
A Igreja passou por obras de restauro e conservação durante 10 meses. Foto: Divulgação
A Igreja de Reis Magos, em Nova Almeida foi tombada como patrimônio histórico nacional desde 1943. Foto: Vilson Vieira Jr.

A Igreja e Residência dos Reis Magos, em Nova Almeida, reabrirá as portas para visitação, no dia 02 de dezembro, às 14h30. A reinauguração do segundo ponto turístico mais visitado do Espírito Santo ocorrerá dez meses após o início do trabalho de restauro. O investimento foi de aproximadamente R$ 720 mil.

Participarão da entrega da obra o Ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Kátia Bogéa, o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, e o Prefeito da Serra, Audifax Barcelos.

O Ministro virá para a reabertura da igreja de Reis Magos e também para a entrega da obra da Capela Santa Luzia, no Centro de Vitória, no dia 2 de dezembro. Foto: Câmara dos Deputados

Da estrutura do telhado ao beiral da Igreja dos Reis Magos, tudo foi restaurado. O revestimento interno e externo ganhou um retoque de argamassa histórica, além de reforço na pintura a base de cal. Durante as obras, o sistema elétrico e os equipamentos hidráulicos também foram substituídos e as esquadrias, pisos, forros e elementos artísticos, conservados. O projeto, executado pelo Iphan-ES, teve contrapartida da Prefeitura Municipal da Serra (ES), com a restauração dos sinos da igreja.

“A obra de conservação teve como objetivo garantir a manutenção e a proteção dos elementos arquitetônicos e artísticos do Patrimônio Cultural tombado pelo Iphan, para que o bem possa ser usufruído por toda a comunidade e pelos turistas que visitam a cidade”, destacou a superintendente do Iphan-ES, Elisa Machado Taveira.

Histórico da Igreja dos Reis Magos

O conjunto arquitetônico de Reis Magos, construído entre os anos 1580 e 1615, com a ajuda dos índios tupiniquins, funcionou como núcleo de catequese indígena, ministrada por padres jesuítas, nos séculos XVI e XVIII. Na igreja, destacam-se como elementos artísticos integrados à arquitetura, o altar-mor com retábulo com quatro colunas em estilo salomônico, ladeando a pintura que representa os Três Reis Magos com Maria, José e o Menino Jesus.

A pintura Adoração de Reis Magos, localizada ao centro do altar-mor, é citada como a primeira pintura a óleo sobre madeira feita no Brasil. Datada de 1598, é atribuída ao padre jesuíta português Belchior Paulo, pintor quinhentista que esteve no Espírito Santo em 1598.

Inscrita no Livro do Tombo Histórico e no Livro do Tombo das Belas Artes, em 1943, na época do tombamento a residência encontrava-se em estado de ruínas. Entre os anos de 1944 e 1945, o monumento sofreu uma grande obra de restauração. Em 2001, houve a última obra de restauro e, em 2006, o sítio arqueológico e a praça fronteiriça foram requalificados com tratamento paisagístico.

Serviço:

Reinauguração da Igreja Reis Magos

Data: 02 de dezembro de 2019, às 14h30.

Local: Tv. Reis Magos II – Nova Almeida Centro, Serra.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também