Ministério do Turismo divulga foto da Igreja Reis Magos, mas comete gafe (historicamente aceitável)

Compartilhe:
A Igreja de Reis Magos
A foto foi publicada há dois dias no Instagram do Ministério do Turismo. Foto: Divulgação/Christian Diego

A Serra é cheia de belezas naturais e históricas. E os encantos do município estão ganhando repercussão nacional – só que com descrição diferenciada. O Ministério do Turismo, que rotineiramente publica fotos de paisagens e locais paradisíacos do Brasil, postou há dois dias em seu Instagram oficial uma foto da Igreja dos Reis Magos, em Nova Almeida, mas descreveu o monumento como “Igreja Dos Tres Reis, Nova Almeida, Serra/es”.

A imagem do fotógrafo Christian Diego foi curtida e visualizada por milhares de pessoas. Só que chama a atenção a descrição dada pelo Ministério ao monumento histórico.

A Igreja e Residência dos Reis Magos, fica em Nova Almeida, e é tombada como patrimônio histórico nacional pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).

Entre os curtidores da postagem estão o vice-prefeito e secretário de Turismo, Cultura, Esporte e Lazer da Serra, Thiago Carreiro e o prefeito Sergio Vidigal.

“O Ministério do Turismo repostou a foto e no entendimento da história dos Reis Magos, sabemos que era três reis que foram lá receber Jesus no nascimento dele na manjedoura e tem muita gente que marca no Instagram esta nomenclatura. Igual também é muito natural cometer gafe no sítio São José do Queimado,  muita gente marca Queimados. Dá para relevar pela conjuntura da tecnologia e que o Ministério do Turismo passou despercebido numa repostagem. Eu até brinquei lá, contando um pouco da história, que não é apenas uma igreja, tem uma história muito grande. Nessa linha, a gente pode reconsiderar, mas é bom para pedir uma nova postagem pedindo a história certa. É bacana ter isso como positivo. Nossa cidade, nosso Espírito Santo, eu fiquei muito feliz”, disse Thiago Carreiro.

Sobre a descrição ‘Igreja dos Três Reis Magos’ usada pelo Ministério do Turismo, historiadores da Serra disseram que não é usual e nem tradicional essa nomenclatura, mas que não é totalmente errado descrever desta forma.

“É uma espécie de licença poética, errado não está, tradicionalmente a Igreja é conhecida como Igreja e Residência dos Reis Magos, é tombada como patrimônio histórico nacional pelo Iphan desta forma inclusive. Mas se for olhar pelo lado histórico, os Reis Magos, são três, então não está errado”, esclareceu Clério Borges, escritor do livro História da Serra.

Teodorico Boa Morte, que também é escritor e historiador do município disse que o local é conhecido como Igreja dos Reis Magos e não como Igreja dos Três Reis Magos. “Não é errado dizer dessa forma, mas tradicionalmente o monumento é conhecido como Igreja dos Reis Magos”.

O TEMPO NOVO procurou o Ministério do Turismo que disse que o órgão levou em consideração a mesma localização utilizada pelo autor original da foto. “Vamos acrescentar o nome correto na descrição do texto. Agradecemos o aviso”, finalizou a nota.

Confira a publicação:

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também