Categories: Notícias

Ministério da Saúde confirma estudo sobre nutrição de crianças na Serra

O estudo realiza coleta de sangue das crianças, além de outras informações. Foto: Divulgação / Sesc

Um estudo que está sendo realizado pelo Governo Federal assustou moradores da zona rural da Serra. Alguns funcionários do Ministério da Saúde foram até as residências dos serranos apresentando pela primeira vez o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), e pediram várias informações sobre os filhos dos proprietários das residências, além de coleta de sangue, que seria feita caso os pais autorizassem. Na última terça-feira (30), o Ministério da Saúde confirmou que os agentes estão passando pela zona rural da Serra para fazer o estudo.

Antes que soubesse disso, muitos moradores estranharam o fato e ficaram com medo de ser algum golpe de pessoas que estavam se passando por funcionários do Governo, já que o projeto não tinha sido apresentado antes para as comunidades. O morador Arce Vieira entrou em contato com o Tempo Novo para realizar o que ele chamou de denúncia e pediu para que a reportagem apurasse e confirmasse se o estudo realmente existia.

De acordo com ele, alguns funcionários foram nas comunidades de Muribeca, Itaiobaia e Calogi até durante a noite para apresentar o projeto. “Uma funcionária do programa chegou ao bairro com um carro preto e está passando nas casas onde possuem crianças para recolher dados nutricionais, avaliação de peso e altura e exame de sangue. Os pais ficaram com muito medo e acharam esse programa suspeito, eles circulam até durante a noite”, relata.

Ainda segundo o morador, os funcionários receberiam de forma gratuita o resultado dos exames de sangue das crianças. “As mães das crianças todas apreensivas procuram os órgãos municipais e estaduais, mas ninguém sabia do programa. Os moradores chegaram a serem orientados a procurarem a Polícia”, disse.

Uma mãe que não quis se identificar disse que ficou assustada com o programa. “Chegaram aqui em Muribeca e foram na minha casa apresentar o programa. Fiquei bem assustada e preferi não participar por medo”, afirma.

Para esclarecer as dúvidas dos moradores e confirmar se o programa realmente existe, o Tempo Novo entrou em contato com o Ministério da Saúde. Por telefone, a assessora que atendeu a reportagem afirmou que não conhecia sobre o Enani, mas algumas horas depois enviou uma nota onde confirmou que o Governo Federal está realizando o primeiro Estudo de Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani).

Disse ainda que o estudo tem o objetivo de traçar o perfil nutricional das crianças menores de 5 anos, além de contribuir com informações sobre aleitamento materno e alimentação infantil.  “O estudo está em fase de coleta de dados em todo o país, onde participam 15 mil domicílios selecionados em 123 municípios”, relata na nota.

O Ministério ainda informou que oEnani é trabalhado em três grandes blocos temáticos: consumo alimentar, antropometria e indicadores bioquímicos e que por isso haverá coleta de dados por meio de questionários, além de medidas das crianças e coleta de sangue em uma subamostra para avaliação de micronutrientes (ferro, vitamina A, D etc.).

A pasta também disse que foram contratados técnicos para a atuação em campo, e pede que os pais contribuam prestando as informações pedidas. “Por meio delas será possível conhecer melhor a realidade brasileira de alimentação sobre aleitamento materno e alimentação infantil, além de dados que vão permitir avaliar o crescimento e deficiências de nutrientes nesse público”, explica.

O ministério finalizou a nota dizendo que a atualização desses dados é voltada para a construção de políticas e programas de saúde e nutrição infantil, que abarcam temas desde desnutrição e obesidade, a padrões alimentares (incluindo aleitamento materno, alimentação complementar e alimentos saudáveis e não saudáveis) a carências de micronutrientes (anemia, hipovitaminoses).

Mais informações sobre o Enani pode ser obtidas através do site do programa.

Abaixo estão os funcionários que irão atuar na Serra e em Vitória, que são os dois municípios capixabas que estão recebendo o programa.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

1 hora atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

2 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

2 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

3 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

3 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

3 horas atrás