Categories: Meio Ambiente

Mineradoras ganham novo prazo para desativar barragens mais perigosas

Rompimento da barragem da Samarco trouxe a lama de Minas Gerais até o ES. (Foto: Divulgação)

A Agência Nacional de Mineração (ANM), por meio da resolução 13/2019, prorrogou o prazo para o fechamento de barragens à montante, usadas para mineradoras para armazenar rejeitos. Agora, as empresas terão até 2027 para interromper o descarte nessas estruturas. Antes, o prazo ia até 2023.

A decisão foi publicada na última segunda-feira (12), no Diário Oficial da União. Porém, a ANM mantém a proibição da construção de novas barragens desse tipo, consideradas mais baratas e também mais perigosas. A barragem rompida em novembro de 2015 da Samarco (Vale + BHP) em Mariana (MG) e a de Brumadinho, da Vale, que estourou em janeiro último, são à montante.

A primeira gerou graves consequências ambientais, sociais e econômicas não só em Minas Gerais, mas também no ES, com a contaminação da bacia do rio Doce e do mar. E ainda fez parar a usina de pelotização e porto da Samarco, em Anchieta, gerando desemprego e queda de receita do Estado e de municípios, problemas que seguem prejudicando os capixabas até hoje. Por fim, matou 19 pessoas soterradas.

Já a de Brumadinho matou pelo menos 243 pessoas e deixou 27 desaparecidos. Contaminou a bacia do rio São Francisco, afetou o abastecimento no entorno de Belo Horizonte e teve desdobramentos econômicos que chegaram ao ES, com a redução da produção de minério e aço em Tubarão por conta da revisão do protocolo de segurança em outras barragens, cujas lavras abastecem a siderurgia no estado.    

Por outro lado, a decisão amplia o número de barragens que precisam ser monitoradas em tempo real e integral. Segundo a ANM, existem 61 barragens a montante no país, sendo que 41 delas estão em Minas Gerais.  E boa parte delas está na bacia do Rio Doce.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

13 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás