Direito, Medicina e Enfermagem: mil vagas para estudar de graça em faculdades privadas

O Nossa Bolsa oferece mil vagas de estudo totalmente gratuitas em faculdades privadas.
Compartilhe:
Faculdades Faculdade de graça Nossa Bolsa
O Programa Nossa Bolsa oferece mil vagas em cursos como Medicina, Direito e Enfermagem. Crédito: Divulgação

Oportunidade para quem sonha com a graduação: o Governo do Estado vai oferecer 1.000 bolsas de estudos integrais em universidades particulares. A seleção será realizada por meio da segunda fase do Programa Nossa Bolsa, coordenado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes).

As bolsas garantem a quitação de 100% da mensalidade até o fim do curso, permitindo que o estudante conclua a graduação sem desembolsar nada.

O edital com as regras oficiais sairá até o mês de dezembro, após o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Somente depois dessa etapa será possível realizar a inscrição no site da Fapes. Os cursos terão início nos primeiros meses de 2026.

Embora o detalhamento só seja conhecido na publicação do documento, a expectativa é de que o número de vagas se repita: mil bolsas. Na fase inicial de 2025, por exemplo, foram oferecidos 40 cursos diferentes em 29 instituições, espalhadas por 14 municípios. Entre as opções já disponibilizadas estavam Medicina, Direito, Engenharia, Pedagogia, Arquitetura, Jornalismo, Educação Física, Farmácia, Enfermagem, entre outras.

Quem pode concorrer?

O Nossa Bolsa é voltado para estudantes que tenham feito pelo menos uma edição do Enem entre 2020 e 2025. Para participar, é necessário ter renda per capita de até 1,5 salário mínimo.

Além do critério de renda, o programa adota prioridade para candidatos moradores de áreas vulneráveis (identificadas pelo programa Estado Presente em Defesa da Vida) e para estudantes que se autodeclarem afrodescendentes.

Também é exigido que o estudante se enquadre em pelo menos uma das seguintes situações:

  • ter cursado todo o Ensino Médio em escola pública do Espírito Santo;
  • ter estudado em escola particular com bolsa integral;
  • ter feito parte em escola pública e parte em escola privada como bolsista integral;
  • ter concluído curso técnico em CEET do Espírito Santo;
  • ou ainda ter cursado Ensino Médio e/ou técnico em instituições ligadas ao Movimento de Educação Promocional.

Não podem participar candidatos que já concluíram um curso de graduação ou que tenham sido beneficiados anteriormente pelo Nossa Bolsa.

Como funciona a seleção?

No momento da inscrição, o candidato poderá escolher a edição do Enem que deseja utilizar. A classificação exigirá média mínima de 450 pontos na prova e nota de pelo menos 400 pontos na redação.

As inscrições serão disponibilizadas no site do Programa Nossa Bolsa.

Sobre o Nossa Bolsa: faculdade de graça

O programa faz parte do Sistema UniversidadES e tem como objetivo ampliar o acesso ao ensino superior para estudantes de baixa renda. Criado pelo Governo do Estado, ele garante bolsas em instituições privadas e já possibilitou que milhares de capixabas entrassem na faculdade.

Na abertura da primeira fase de 2025, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou a importância da iniciativa.

“Este programa transforma vidas ao oferecer oportunidades de acesso ao Ensino Superior para aqueles que não teriam condições de custear seus estudos. Estamos ampliando horizontes e construindo um futuro melhor, com mais qualificação e igualdade de oportunidades aos capixabas”, afirmou.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também