
Em abril o monte Mestre Álvaro, na Serra, que possui 833 metros de altitude será palco para os maiores e melhores atletas de trail running do Brasil e do mundo. Essa será a primeira vez que o Brasil vai sediar uma etapa do Mundial de Kilometro vertical, numa das montanhas consideradas uma das maiores elevações litorâneas da costa brasileira e que abriga uma das últimas áreas de Mata Atlântica de altitude do Espírito Santo.
O VK ou Kilometro vertical consiste em subir a montanha da base ao topo no menor tempo possível, vence quem faz o percurso de 4,8km com 1.000 metros de altimetria mais rápido.
O festival de esportes outdoor que acontece nos dias 15 16 e 17 de abril conta com 4 modalidades esportivas, são elas: Skyrunning corrida de montanha (10km, 20km, 33km e 09km noturno), Kilometro vertival 5km, bike XCM (35km e 70km), cross Duathlon (2k corrida + 35k bike + 9k corrida) e para quem não quer competir haverá a caminhada guiada com pôr do sol.
No sábado (16) acontecerá a etapa da seletiva da seleção brasileira de Skyrunning com provas de 10km, 20km, e 33km, e para os mais insanos ocorrerá o desafio hard level (tradução: nível difícil) que consiste em fazer uma das distâncias durante o dia e depois fazer a prova noturna no mesmo dia. Quem conseguir completar o desafio ganha um atestado de insanidade e uma camisa exclusiva por sua conquista.
Leia também
O Insanity Mountain Mestre Álvaro é considerado uma das provas mais difíceis do Brasil por conta da sua altimetria e distância. Esta é a primeira e única prova no Brasil a ter a chancela ISF (International skyrunning Federation).
De acordo com o organizador do evento, Ryan Rangel o IMMA (Insanity Mountain Mestre Álvaro) é o único evento do gênero no estado com certificações nacionais e internacionais o que coloca o ES na rota dos principais eventos esportivos do Brasil. “Este será o quinto evento de corrida realizado no Mestre Álvaro, e já atrai a atenção de atletas do Brasil e do mundo. Já temos a confirmação de atletas da seleção Brasileira de Skyrunning, de 6 estados brasileiros, além de países como Argentina, Chile, Espanha. No exterior, a corrida de montanha é famosa. Por aqui, está ganhando visibilidade agora, numa mistura de adrenalina, aventura, superação e velocidade”, disse.
As trilhas cruzam áreas da mata atlântica e passam por reservas particulares, mesclando single tracks, trilhas, pedras, raízes e trechos com rios e belas paisagens.
“Estamos a dois anos sem realizar a prova no Mestre Álvaro por conta da pandemia, em 2019 realizamos o Insanity Mountain no Mestre Álvaro e foi um sucesso. Esse ano vamos repetir a dose e melhorar ainda mais o evento. A novidade fica por conta da caminhada para ver o pôr do sol do alto das 3 Marias um dos picos do Mestre Álvaro. Os guias acompanham os atletas durante toda atividade. E na volta uma caminhada noturna com céu estrelado e iluminado. Então o pessoal pode esperar um visual de tirar o fôlego”.
A arena será montada na área do Sítio Recanto Mestre Álvaro e contará com área de estacionamento, stand de venda de produtos do agronegócio fabricados por produtores rurais da região e artesanato. Para as crianças, será montada uma área kids.
“O canal oficial de divulgação e informações sobre o evento é o Instagram @insanitymountain, lá acontecem lives e você encontra o link para inscrições. Os posts vão informando a etapa dos acontecimentos, parceiros, informações importantes e tudo que atletas e público precisa saber para participar deste incrível festival esportivo que tem como mascote um cabrito montês”, informa Ryan.
O evento conta com apoio dos ativistas ambientais da ong Guardiões do Mestre.
Ver essa foto no Instagram

