Mesmo com inverno frio e chuvoso Terra está aquecendo, diz especialista

Compartilhe:
As amigas Jéssica e Elania, da região da Serra-sede, estão curtindo o frio e aproveitando para usar jaquetas, calças, cachecol e botas a vontade. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

 

As amigas Jéssica e Elania, da região da Serra-sede, estão curtindo o frio e aproveitando para usar jaquetas, calças, cachecol e botas a vontade. Foto: Arquivo TN/Edson Reis

Bruno Lyra

O ‘friozinho’ está mais forte no Espírito Santo neste inverno, que também está sendo mais chuvoso. O clima um pouco diferente do que aconteceu nos últimos dois anos já está sendo suficiente para alguns questionarem, principalmente nas redes sociais, a existência do aquecimento global.

“Situações extremas do clima como invernos mais rigorosos ou verões mais quentes são justamente as consequências do aquecimento global. Ele potencializa os eventos extremos”, explica o meteorologista do Instituto Capixaba de Pesquisa e Extensão Rural (Incaper), Ivaniel Fôro Maia.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

De acordo com Ivaniel, na verdade esse inverno no ES não está sendo tão rigoroso assim. O que temos é um retorno ao padrão normal para essa estação em termos de temperatura com mínimas em torno de 16o C na Grande Vitória, o que não aconteceu nos últimos três anos, onde um forte sistema de bloqueio atmosférico de alta pressão impediu a chegada das frentes frias. “As chuvas é que estão um pouco acima da média” explica.

O meteorologista disse que a variação entre anos mais secos e quentes e períodos mais frescos e chuvosos acontece. “Há uma tendência de retorno ao padrão normal do ES, que é ter um pouco mais de chuva e não ser tão quente quanto foi nos últimos anos. Mas daqui para a frente não dá para saber o que vai acontecer”, resume.

Dados do Incaper indicam que entre 01 de maio e 20 de julho choveu na capital Vitória 422,2 milímetros (mm), enquanto a média histórica para o período gira em torno de 200 milímetros. “Neste inverno há uma tendência para a manutenção da média histórica de temperatura, mas com umidade pouco acima da média”, conclui.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também