Mesmo com a economia ainda em recuperação, a indústria da beleza não para de crescer no Espírito Santo e registrou uma subida de mais de 10% no último semestre de 2019. Segundo o Censo 2016 (o último documento oficial divulgado pelo setor), a procura por procedimentos estéticos não invasivos subiu 390% entre os anos de 2014 e 2016. Outro estudo, dessa vez realizado pela Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) concluiu que as mulheres brasileiras estão dispostas a investir até 11 vezes mais em belezas do que as britânicas.
O setor vem movimentando tantas cifras que as oportunidades de negócio, mesmo que a concorrência seja alta, têm uma chance muito maior de sucesso do que investimentos em outros setores menos movimentados.
Dados do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Espírito Santo (Sebrae ES) dão conta de que nos últimos três anos o crescimento do segmentos de serviços vinculados à beleza ultrapassou 100% no estado e atualmente conta com cerca de 17 mil CNPJ´s, sendo o terceiro com maior número de pequenos negócios.
A influência da Internet na beleza hoje
Um dos fatores responsáveis pelo êxito da indústria da beleza foi a internet. Não apenas as redes sociais, mas também a quantidade de informações disponíveis para os usuários. O amplo acesso aos “segredos” profissionais modificou os hábitos de comportamento da população.
Além disso, uma maior exposição visual desses produtos e procedimentos a um número cada vez maior de pessoas fez com que o interesse por melhorar a aparência física se tornasse uma das prioridades dos usuários.
Empresas de beleza têm novas maneiras de comercializar seus produtos
A internet também oferece inúmeras maneiras das empresas atingirem segmentos mais específicos de consumidores. Isso pode ser especialmente impactante para negócios menores ou novos que não possuem grandes orçamentos de marketing.
Por exemplo, os consumidores têm cerca de 41% mais chances de descobrir novas empresas ou produtos por meio de anúncios vistos nas redes sociais e 47% mais chances de encontrar atualizações nas páginas de redes sociais das marcas.
Beautytech: o novo termo da beleza
Quando a L’Oreal disse em 2018 que não queria mais ser a firma de beleza número um do mundo, mas “a empresa de tecnologia de beleza número um”, ficou claro que as coisas na indústria haviam mudado.
Com uma sociedade hiperconectada, girando em torno de selfies e esperando milhares de “curtidas” após cada publicação nas redes sociais, cria-se uma necessidade de satisfação e resposta às expectativas, fazendo da beleza uma das moedas de trocas mais valiosas dessa realidade digital.
O mundo online permitiu que a beleza fosse além dos seus horizontes e assim nasceu a beautytech, uma tendência na qual beleza e tecnologia se unem para abrir novas portas, tanto para empresários quanto para consumidores, para explorar novas maneiras de pensar e oferecer produtos inovadores no ramo de eletrônicos para beleza.
Não há dúvida de que a indústria da beleza tem um futuro interessante pela frente que permitirá que empresas menores se estabeleçam em um mercado que já dominado pelos grandes nomes. Ao fazer uso de novas tecnologias e tendências, mesmo a menor empresa de beleza pode ganhar clientes fiéis e gerar uma receita considerável.
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