Materiais naturais viram luminárias nas mãos de artista

Compartilhe:
Artista Vila das Artes Jeane Amaral - Serra ES
Jeane Amaral largou o emprego na Petrobras para se dedicar às artes. Seu ateliê fica no bairro São Francisco, em Jacaraípe. Foto: Fabio Barcelos
Artista Vila das Artes Jeane Amaral - Serra ES
Jeane Amaral largou o emprego na Petrobras para se dedicar às artes. Seu ateliê fica no bairro São Francisco, em Jacaraípe. Foto: Fabio Barcelos

Ver estrelas entre as árvores. Essa é a sensação de quem tem em sua casa uma luminária feita pelas mãos de Jeane Amaral, mais uma artista que compõe o ambiente do entorno da Casa de Pedra no bairro São Francisco. Jeane dá luz e vida a luminárias, abajures, miniesculturas e outros objetos, fazendo uso de materiais naturais, como cipós e restos de madeira, e de materiais criados pelo homem, como fios e metais.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Vinda do interior do Estado, da cidade de Montanha, onde se formou na área de matemática, Jeane foi aprovada no concurso da Petrobras, o que a trouxe a Vitória. Concursada, com um emprego que para muitos seria o maior desejo de realização, a artista vivia em conflito e ansiava por algo que ainda não experimentara por completo.

“Em Montanha, sempre tive contato com a natureza, mas quando vim para Vitória e fui morar em um apartamento, passei a sentir muita falta desse modo de vida mais simples, menos burocrático. Em busca de minha essência, conheci várias pessoas que viviam de forma alternativa e fui me aproximando da arte, até ter a coragem de largar meu emprego e me encontrar nesse mundo artístico”, narra.

Jeane trabalhou por sete anos na empresa, mas seus anseios por liberdade a fizeram deixar o emprego seguro, há quase quatro anos. A partir daí, ela passou a morar na região conhecida como Vila das Artes.

Além dos objetos confeccionados através da mescla do natural com o urbano, Jeane também tem se dedicado à pintura a óleo, acrílica, aquarela e grafite. “Estou me redescobrindo na arte”, confessa.

Jeane também participa da Associação de Artistas e Artesãos da Vila das Artes (Avart) e seu atelier fica aberto à visitação quando a bandeira branca está estendida. Quem quiser mais  informações pode fazer contato pelo e-mail jeane.amaral@gmail.com ou pelo telefone 9 9979-7185.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também