Máscaras e limpeza de viaturas: pandemia muda rotina da Guarda Municipal na Serra

Compartilhe:
Guarda de Trânsito de Prefeitura vigia, de máscara, entrada do Parque da Cidade, que está fechado. Foto: Divulgação/Prefeitura
Guarda de Trânsito de Prefeitura vigia, de máscara, entrada do Parque da Cidade, que está fechado. Foto: Divulgação/Prefeitura

A rotina dos 102 Guardas Civis Municipais da Serra não mudou somente porque há menos trânsito e pessoas nas ruas com escolas, faculdades e parte do comércio fechados. Mas também pela adoção de hábitos para reduzir o perigo dos agentes contraírem e espalharem o novo coronavírus.

Responsável pela Guarda, a Secretaria Municipal de Defesa Social (Sedes) informou, através da assessoria de imprensa, que os agentes receberam máscaras com validade de 30 dias, álcool  70% e luvas para se protegerem durante o trabalho nas ruas.

Disse também que os profissionais são orientados a evitar aglomerações quando isto for possível. Por fim, acrescentou que os agentes estão limpando maçanetas, volantes, câmbio, painel, guidão e manetes das viaturas e motos no início e ao final das escalas de trabalho.

Vigilantes patrimoniais

Sobre os guardas patrimoniais de empresas terceirizadas que atuam em prédios públicos da Serra, incluindo as unidades de saúde e pronto atendimentos, a Prefeitura diz que os empregadores são os responsáveis pelo fornecimento das EPI’s. E a Prefeitura garante que têm cobrado dessas empresas o cumprimento das recomendações de segurança e higiene para seus colaboradores.

Mas o município também possui 57 guardas patrimoniais que são funcionários da Prefeitura. Desses, 20 são concursados e 37 celetistas e estatutários, segundo informou o supervisor da Guarda Patrimonial, Marcos Roberto de Moraes Lima.

E segundo Marcos, que também é diretor do sindicato que a representa a categoria, o Sindagente, os profissionais ainda não receberam máscara e álcool gel. “De medidas, só o afastamento dos que tem mais de 60 anos ou dos que tem doença do grupo de risco. No início os guardas que seguem trabalhando ficaram muito apreensivos, mas agora estão um pouco mais tranquilos porque reduziu bastante a circulação de pessoas nos locais onde eles atuam”, explica.

De acordo com Marcos, seguem trabalhando os guardas patrimoniais da Prefeitura nas seguintes estruturas: Museu da Serra (à noite), Secretaria de Direitos Humanos (à noite), Centros de Conviviência (à noite), nas duas casas de Passagem (à noite), Cras (ao dia), Creas (ao dia) e Centro Pop (à noite).

Vale ressaltar que os guardas patrimoniais da prefeitura não atuam nas unidades de saúde e pronto atendimentos, nesses locais a vigilância é terceirizada.

Atualização

Em nota enviada na tarde da quarta-feira (14), a Secretaria de Defesa Social disse que está providenciando máscara e álcool para todos os profissionais efetivos da Guarda Patrimonial que se encontram em serviço.

A Sedes frisa ainda que os locais onde os agentes da Guarda Patrimonial atuam estão fechados ao público, com exceção do Centro Pop.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também