Marcar consulta on-line já está valendo na Serra, mas precisará de mudança cultural, diz secretária

Compartilhe:
Bernadete Coelho concedeu entrevista ao Jornal Tempo Novo. Foto: Gabriel Almeida
Bernadete Coelho concedeu entrevista ao Jornal Tempo Novo. Foto: Divulgação

A marcação de consultas online já está valendo em 14 das 39 unidades de saúde da Serra (abaixo você encontra o detalhamento de quais são eles). Segundo Bernadete, este é um momento de transição, já que na Serra existe a cultura entre moradores de chegarem antes mesmo da unidade abrir às portas (7h), para garantir o atendimento.

Ela afirma ainda, que a secretaria vai manter o atendimento daqueles que chegam sem marcação, pois muitas vezes não dominam smartphones e computadores, em especial a população idosa da Serra; outra questão que está sendo levada em consideração, de acordo com a secretária é a exclusão digital, que atinge uma parcela expressiva da cidade.

Porém, ela confirmou que nas próximas semanas, todas as unidades de saúde da Serra já disponibilizarão a marcação online de consultas médicas. “Essa é uma transição em que as pessoas que vão cedo e fazem fila antes da unidade abrir se acostumem a agendar a consulta pela internet; é uma mudança cultural que precisa ocorrer, mas a gente precisa começar”, disse.

Ela esclareceu que para marcar as consultas, basta o morador da Serra acessar o site da Prefeitura: http://www.serra.es.gov.br/ e clicar no item ‘agendamento de saúde’ na parte superior direita. Uma vez na página, o morador precisa colocar os dados: nº do CPF ou do cartão do SUS e a data de nascimento; e seguir as etapas até escolher a unidade e o serviço de saúde disponível.

Quais unidades já tem marcação de consultas online?

Há dois meses, o agendamento de consultas online começou, disponibilizando o serviço em Manguinhos (clínico-geral e preventivo), Nova Almeida (clínico-geral, pré-natal e puericultura – crianças recém-nascidas até 2 anos de idade),  Nova Carapina II (clínico-geral, pré-natal e puericultura – crianças recém-nascidas até 2 anos de idade), Pitanga (clínico-geral e pediatria – de 2 a 17 anos de idade) e  Taquara II (clínico-geral e preventivo).

Em seguida, entraram Bairro de Fátima (clínico-geral e pediatria – de 2 a 17 anos de idade),  Carapina Grande (clínico-geral, pré-natal, preventivo e pediatria – de 2 a 17 anos de idade),   Jardim Carapina (clínico-geral) e  Manoel Plaza (clínico-geral).

Com a entrada das Unidades Básicas de Saúde (UBS), disponibilizando vagas para clínico-geral, de Taquara I, Carapebus, Vista da Serra, Nova Carapina I e Laranjeiras Velha. Neste momento, já são 14 unidades que ofertam essa facilidade para o serranos.

As afirmações foram concedidas pela secretária em entrevista ao vivo, que pode ser assistida na íntegra abaixo:

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Yuri Scardini

Yuri Scardini

Yuri Scardini é diretor de jornalismo do Jornal Tempo Novo e colunista do portal. À frente da coluna Mestre Álvaro, aborda temas relevantes para quem vive na Serra, com análises aprofundadas sobre política, economia e outros assuntos que impactam diretamente a vida da população local. Seu trabalho se destaca pela leitura crítica dos fatos e pelo uso de dados para embasar reflexões sobre o município e o Espírito Santo.

Leia também