Marcação online de consultas é um passo histórico para tecnologia entrar de vez na saúde municipal

Compartilhe:
Moradores reclamam da demora para consultar na unidade de Feu Rosa (Foto: Divulgação/PMS)
Unidade de Feu Rosa (Foto: Divulgação/PMS)

Desde a semana passada todas as 39 unidades de saúde da Serra já contam com marcação online de consultas; realização muito aguardada no município já que organiza o atendimento nas unidades e evita as filas que geralmente se iniciam ainda de madrugada. A informação foi dada pelo prefeito Sergio Vidigal com exclusividade ao Serra Podcast no dia (01).

A implantação do sistema de marcação online de consultas envolveu várias frentes de trabalho, que se iniciou pelo gradativo processo de informatização de todas as unidades de saúde do município. Ainda em novembro de 2017, após a chegada de equipamentos que foram adquiridos por meio de emendas do então deputado Givaldo Vieira foi dado o ‘ponta pé’.

Na época foram quase R$ 2 milhões destinados à Prefeitura para a compra de 1393 equipamentos, em sua grande maioria para assegurar o funcionamento informatizado de toda a rede municipal de saúde da Serra, compreendendo computadores, notebooks, nobreaks, roteadores, entre outros.

Givaldo em entrevista ao Jornal Tempo Novo. Foto: Gabriel Almeida

Já na virada da gestão anterior para atual administração na Serra, constava no plano de governo do prefeito Sergio Vidigal a implantação do sistema de marcação de consultas online. Com isso, a Serra avança na informatização dos serviços públicos, que já conta, por exemplo, com prontuário eletrônico.

De acordo com Vidigal, a população ainda precisará de uma mudança cultural para que no futuro o sistema passe a ser somente digital; por isso, ainda serão mantidos os agendamentos presenciais nas unidades. Vidigal ainda complementou ressaltando que o morador que agendar a consulta não pode deixar de comparecer, pois em grande parte, os profissionais que irão atender aos moradores são advindos de um contrato terceirizado, por isso, caso o paciente falte, a Prefeitura irá arcar com o custo mesmo sem o serviço prestado.

Nas redes sociais, o deputado Givaldo Vieira foi um dos que comemorou o avanço tecnológico na cidade; de acordo com ele, tais políticas públicas são feitas em conjunto e carecem de diálogo entre as diversas esferas de poder, já que muitas vezes, sozinhas, as prefeituras não tem condições orçamentárias de implementarem ações de melhorias e modernização no serviço público.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também