
A beleza da bucólica praia de Manguinhos, na Serra, está saindo de cena e dando lugar para uma grande preocupação com o avanço do mar. Em alguns pontos do balneário, as ondas estão se aproximando cada vez mais da orla, destruindo avenidas e ameaçando atingir residências. A denúncia está sendo feita por moradores do bairro, que temem um agravamento da situação.
Um dos pontos mais críticos ocorre na Avenida Atapoã. A via, que antes tinha duas faixas em ambos os sentidos e suportava a passagem de diversos veículos de uma única vez foi tomada pelo mar e cedeu, caindo para dentro da praia – na faixa de areia.
Logo na frente, existe um condomínio residencial – Edifício Santana – que possui dezenas de famílias. Nas últimas semanas, o carro de um dos moradores quase cedeu para dentro da faixa de areia da praia, por conta da queda de uma parte da avenida.
O síndico do condomínio, Jorge José Luís Gonçalves, afirmou que a erosão preocupa os moradores. Disse ainda que já solicitou ajuda da Prefeitura da Serra na solução do problema.
Leia também
“Na nossa rua, antes, passava dois caminhões (um de cada lado) e ainda sobrava espaço. Agora a pista simplesmente desapareceu; o quebra-molas se foi para o mar e a rede de esgoto agora está na faixa de areia”, relatou o síndico.
[xyz-ips snippet=”whatsapp-redirect”]
Serra anuncia novo projeto de alargamento da faixa de areia da praia

Em conversa com o Jornal TEMPO NOVO, o secretário de Obras da Serra, Halpher Luiggi, anunciou uma nova obra de alargamento, que será realizada na praia de Manguinhos. De acordo com o secretário, toda a orla do balneário ganhará cerca de 15 metros de extensão de faixa de areia.
“Nós já iremos licitar o projeto desta obra. É um novo alargamento da praia, que desta vez, vai ganhar aproximadamente 15 metros a mais de faixa de areia. A ideia é preservar a orla, sem prejudicar o meio ambiente. Então toda a questão que envolve restinga e outras coisas está sendo estudada”, destacou o secretário.
Ainda de acordo com Halpher, a obra deve começar em novembro deste ano. A ideia do Município é agilizar para que a construção termine antes do momento mais forte do verão, mas caso isso não ocorra, as melhorias poderão ser paralisadas para evitar que o turismo seja preocupado.
“Nós temos que entender também que existe um momento certo, por conta das marés, para fazer a obra da forma correta. Então, vamos seguir o cronograma preciso para não causar impactos no meio ambiente e não perder o trabalho que será feito”, afirmou Halpher.
Em 2020, Prefeitura iniciou obra de alargamento
No ano de 2020, a gestão do ex-prefeito Audifax Barcelos havia iniciado uma obra de alargamento da praia de Manguinhos. Na época, de acordo com o anúncio, todo o litoral da cidade receberia as melhorias, no entanto, isso não saiu do papel.
Em Manguinhos, a obra chegou a ser iniciada no mês de novembro, mas seguiu em ritmo lento e foi paralisada após 90 dias. Após isso, o alargamento não foi concluído e o serviço realizado, de acordo com a Prefeitura da Serra, não surtiu o efeito necessário.

