Manifestação fecha parte da ES 010 e Norte Sul

Compartilhe:
Os alunos estão concentrados no local desde a sete da manha. Foto: Gabriel Almeida.
Os alunos estão concentrados no local desde a sete da manhã. Foto: Gabriel Almeida.

Por Gabriel Almeida

Uma manifestação que acontece neste momento está deixando o trânsito das rodovias ES-010 e Norte x Sul caótico. Isto porque os alunos da escola estadual Aristóbulo Barbosa Leão (ABL) tomaram as vias para reclamar da falta de segurança, dificuldade para embarcar em um ônibus e a reforma atrasada da escola que fica em laranjeiras.

Desde que as obras se iniciaram os alunos foram transferidos para um local provisório, que antes funcionava como uma faculdade. O ABL funciona hoje no prédio do antigo Cedaf, que fica numa região muito perigosa, segundo os estudantes.

A manifestação também acontece pelo projeto “Escola Viva” que propõem que os alunos da rede estadual estudem em tempo integral.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

A aluna do terceiro ano, Kemily Assis relata que a escola não tem nenhuma infraestrutura para que os alunos fiquem em tempo integral. “Não estamos aqui para fazer bagunça e sim para reivindicar nossos direitos”.

Kemily também reclamou da dificuldade para embarcar em ônibus. “Fico mais de duas horas para tentar embarcar em um ônibus. É um absurdo” relata Kemily que está indignada com a situação.

Trânsito

transiiiiiiO motorista Wilson reclama que já estava a mais de 40 minutos no trânsito. “Estou há mais de 40 minutos agarrado aqui, se o manifesto já está feito acho que já pode liberar o trânsito”, reclamou.

Os alunos também fizeram manifestação e fecharam o trânsito na noite de ontem (19). As queixas trazem à tona as dificuldades enfrentadas pelos alunos do Aristóbulo, em Laranjeiras, que está em reforma desde maio de 2012.

Após o início das obras, os alunos foram transferidos para uma unidade provisória, em Jardim Limoeiro, onde anteriormente funcionava uma faculdade particular.

Com a mudança, os estudantes reclamam da dificuldade para embarcar nos ônibus após o término das aulas, da insegurança e condições inadequadas de ensino. As aulas de educação física são realizadas no estacionamento da unidade.

Uma aluna que não quis se identificar comentou que a manifestação não estava programada e acrescentou que não concorda com o movimento, já que interrompe o trânsito. “Quem tinha carro foi pra casa, mas outros alunos precisarão ir a pé para o Terminal de Laranjeiras”, observou a jovem.

A obra

O custo da reforma é orçado em R$ 7,9 milhões. Só o aluguel do prédio de Jardim Limoeiro já consumiu 31% desse valor, R$ 2,5 milhões desde maio de 2012.

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também