Mais de 80 estabelecimentos foram notificados na Serra desde o início da quarentena

Compartilhe:
Nesta sexta-feira (19) pela manhã as equipes estiveram na avenida Central, em Laranjeiras, e em Bairro de Fátima. Nos dois pontos, foram notificados 31 comerciantes. Foto: Divulgação
As barreiras sanitárias serão instaladas no Posto 10, em Manguinhos, e na BR 101, na altura de Serra Sede. Foto: Divulgação

Desde o início das ações do plano de contingência para enfrentamento da Covid-19, iniciadas nesta quinta-feira (18), mais de 80 estabelecimentos comerciais foram notificados durante as operações de fiscalização promovidas pela Prefeitura da Serra.

Realizadas durante a manhã, tarde e à noite, as operações contam com a participação das equipes da fiscalização municipal, da Vigilância Sanitária, do Departamento de Operações de Trânsito e da Guarda Civil Municipal, junto com o Corpo de Bombeiros Militar.

Na quinta-feira, os trabalhos foram realizados nos bairros Parque Residencial Laranjeiras, Manguinhos, Bicanga e na grande Jacaraípe, resultando em 51 notificações.

Nesta sexta-feira (19) pela manhã as equipes estiveram na avenida Central, em Laranjeiras, e em Bairro de Fátima. Nos dois pontos, foram notificados 31 comerciantes.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Por enquanto as notificações são de cunho orientativo, a fim de destacar a importância do decreto que determina o fechamento de estabelecimentos comerciais que não são enquadrados como atividades essenciais.

Além das operações em comércios, estão sendo feitas abordagens orientativas nas praias, ações que contarão com emprego dos guarda-vidas que atuam no município e serão intensificadas nos fins de semana.

Barreiras sanitárias

Outra medida implantada pela Prefeitura da Serra são as barreiras sanitárias, compostas por  abordagens de trânsito orientativas a respeito da importância do uso da máscara, higiene das mãos com água e sabão ou álcool em gel, distanciamento social e a orientação de só sair de casa em casos de muita necessidade.

Também será feita a aferição da temperatura e, caso necessário, as equipes orientarão para que a pessoa procure uma Unidade de Saúde da Serra de referência ou de seu município de origem. Em caso de apresentar algum sintoma gripal e for morador da Serra, as equipes anotarão os dados e o telefone para um posterior monitoramento que será realizado pela equipe de saúde de sua respectiva Unidade.

As barreiras sanitárias serão instaladas no Posto 10, em Manguinhos, e na BR 101, na altura de Serra Sede e contam com participação do Departamento de Operações de Trânsito (DOT) e da Guarda Civil Municipal, em parceria com o Corpo de Bombeiros, o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar e a Polícia Rodoviária Federal.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também