Mais de 80 assassinatos na Serra entre janeiro e março

Compartilhe:
Geraldo Martins, morto em março em Novo Horizonte, é uma das 83 vítimas. Foto: Divulgação leitor
Geraldo Martins, morto em março em Novo Horizonte, é uma das 83 vítimas. Foto: Divulgação leitor

Thiago Albuquerque

De janeiro a março 83 pessoas foram assassinadas na Serra.  Seis mulheres e 77 homens. Apesar do número elevado e da liderança folgada no ranking capixaba de homicídios, a cidade conseguiu redução de 18% se comparada ao mesmo período de 2015, onde 102 perderam a vida pelas mãos de assassinos.

Só em março último, foram 31 casos na Serra, o que dá a média de um assassinato por dia. Um crescimento de 24% se comparado a fevereiro que contabilizou 24 homicídios. Os dados são da SESP Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Quando se compara os números com seus vizinhos na Grande Vitória, fica evidente o quanto o problema da violência se tornou um desafio ainda maior na Serra.  Em março, Vila Velha, a 2ª mais violenta do ES e cidade de tamanho semelhante à Serra, teve 14 assassinatos. Menos da metade do que se matou por aqui.

Na sequência, vem Cariacica com 11 casos, Vitória com 10; Guarapari com 04; Fundão com 01 e Viana sem registro. Das 71 mortes somadas na Grande Vitória, a Serra foi responsável por nada mais nada menos do que 43% delas, padrão que vem se repetindo nos últimos meses. Já em relação aos 117 homicídios no mês de março no ES, a cidade participou com 26%.

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública (Sesp) disse que o aumento de efetivo de policiais militares na Serra (saltou de pouco mais de 600 para quase 800) ajudou a reduzir o índice de homicídios em 18% na Serra nos três primeiros meses do ano.

A Sesp acrescenta que são realizadas operações e abordagens para deter criminosos, apreender armas e drogas. De janeiro a março, 164 armas de fogo foram apreendidas no município.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também