Categories: Arquivo

Mais de 700 vagas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Serra

As aulas acontecem: de segunda a sexta-feira em três períodos: das 7 às 11h30, das 13 às 17h30 e das 18 às 22 horas. Foto: Agência Brasil

O morador da Serra que quiser retomar os estudos tem uma nova chance. Isto porque a Secretaria Municipal de Educação (Sedu) abriu 774 novas vagas para a modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA). O período de matrícula começa a partir da próxima segunda-feira, dia 14, para quem tem 15 anos completos ou mais.

O curso inteiro do EJA tem duração de cinco anos, sendo divididos nas seguintes turmas: Inicial 1 e 2, Inicial 2, Intermediária e Conclusiva. Segundo informações captadas no site da Prefeitura da Serra, as etapas correspondem aos 9 anos do Ensino Fundamental.

O aluno que já tenha um grau de conhecimento pode ser adiantado nas etapas. Quem afirma isso é a subsecretária pedagógica da Sedu, Lêda Calente. “O aluno que já possui certo grau de conhecimento passa por um teste de reclassificação para saber qual período ele precisa frequentar. Mas, esse teste só é aplicado àqueles que não têm documentos que comprovem sua escolaridade”, explicou através da assessoria de comunicação da prefeitura.

O interessado em estudar no período noturno deve procurar uma das Escolas de Ensino Fundamental (Emef’s) que oferecem o serviço, como: Belvedere (Chapada Grande); Aureníria Correa Pimentel (Novo Horizonte); Djanira Maria de Araújo (Nossa Senhora da Conceição); Flor de Cactus (Feu Rosa); João Paulo II (Boa Vista); Jonas Farias (Nova Carapina); Profº Luiz Baptista (Jardim Tropical); Profª Alba Lília Castelo Miguel (Vista da Serra); Serrana (Serra Centro); Sônia Regina Gomes Rezende Franco (Serra Dourada I).

No ato da matrícula é preciso levar o histórico escolar (para quem tem ensino fundamental incompleto), carteira de identidade e comprovante de residência. Menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal para efetuar a matrícula.

Neste ano, a novidade é que a Sedu também abriu turma para EJA no turno vespertino na Emef Feu Rosa. De acordo com a assessoria da prefeitura, a escola também atende no período matutino.“Atualmente, a modalidade EJA conta com mais de 774 vagas abertas, no entanto, se houver procura acima do número de vagas, uma nova classe será disponibilizada”, informou a subsecretária.

Mais informações:

*A idade mínima para a matrícula na EJA é 15 anos completos no ato da matrícula. É preciso estar acompanhado dos pais ou responsável legal se for jovem menor de 18 anos.

*Matrícula: É feita na escola de interesse. O horário de atendimento varia conforme cada unidade de ensino.

* As aulas acontecem: de segunda a sexta-feira em três períodos: das 7 às 11h30, das 13 às 17h30 e das 18 às 22 horas.

*Aproximadamente 1.100 alunos já garantiram a sua rematrícula, pois, estavam cursando a EJA na Serra em 2018.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

11 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

12 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

12 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

13 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

13 horas atrás