Mais de 5 milhões de títulos de eleitor foram cancelados: veja como regularizar

Compartilhe:
A certidão tem validade até o fim do processo eleitoral de 2016. Foto: Divulgação

Eleitores que tiveram seus títulos cancelados por não votarem, não justificarem e não pagarem as multas relativas a três eleições consecutivas podem regularizar a situação com a Justiça Eleitoral. O procedimento pode ser feito pela internet ou presencialmente no cartório eleitoral. Lembrando que cada turno equivale a uma eleição, assim como os pleitos suplementares.

Ao todo, mais de cinco milhões de eleitoras e eleitores tiveram o documento cancelado., e os cancelamentos ocorreram de 30 de maio a 2 de junho deste ano. Vaja abaixo como proceder para regularizar o documento.

Autoatendimento Eleitoral

A regularização pode ser feita sem sair de casa, pela internet, acessando o portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), no link Autoatendimento Eleitoral, clique em “Título Eleitoral”, depois “Regularize seu título eleitoral cancelado” e siga os passos indicados.

Atendimento no cartório eleitoral

É possível comparecer ao cartório eleitoral onde o título está inscrito e fazer a regularização, levando um documento de identificação original com foto e um comprovante de residência para realizar a emissão e o pagamento das multas. Antes de efetuar qualquer procedimento, o eleitor deve consultar a situação do título no portal do TSE ou o app e-Título.

Não há cobrança de taxa para a regularização..O serviço é inteiramente gratuito, e o eleitor paga multa apenas se tiver pendência por ausência não justificada em uma eleição.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Mari Nascimento

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 21 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Leia também