Notícias

Luto: criança da Serra que lutava contra tumor no cérebro morre aos 12 anos

Gustavo Alves era morador da Serra e faleceu nesta segunda-feira. Crédito: Divulgação

Lutando há mais de três anos contra um tumor no cérebro, o jovem morador da Serra, Gustavo Alves, de apenas doze anos, faleceu na noite desta segunda-feira (8), em São Paulo. O rapaz havia conseguido iniciar um tratamento com medicação que vem dos Estados Unidos – após briga judicial da família contra o plano de saúde – mas adquiriu uma bactéria durante os procedimentos e não resistiu.

Gustavo era morador de Cidade Pomar, na Serra, mas sua família também possuía ligação com a comunidade de Barcelona, onde seus avós residiam. De acordo com o pai do jovem, Uanderson Nascimento, ele já estava realizando o tratamento com as ampolas de Tiotepa (Tepadina), mas acabou contraindo uma bactéria no pulmão e precisou ficar entubado.

Após alguns dias, acabou não resistindo e faleceu. O corpo do adolescente foi transferido para o Espírito Santo e o enterro será realizado num cemitério da Serra nesta quarta-feira (10). De acordo com a família, antes do sepultamento, será realizado um velório na capela mortuária de Barcelona e, no local, será disponibilizado um ônibus para levar os familiares, amigos e vizinhos até o cemitério.

Conforme já havia sido anunciado anteriormente pelo Jornal TEMPO NOVO, em julho deste ano, a família que tem plano de saúde conseguiu o direito de tratar a criança, ingressando com uma ação na justiça que deu o ganho de causa aos pais. Gustavo iniciou o tratamento no dia 11 do mesmo mês.

Plano de saúde havia negado tratamento

Antes de conseguir a medicação por meio do plano de saúde, que negou o tratamento para o menino, uma vaquinha foi feita para tentar arrecadar o valor e pagar o remédio. Na época, Uanderson explicou como o tratamento seria realizado.

“Mesmo com a doença regredindo, as quimios precisavam continuar até que Gustavo conseguisse o medicamento para curá-lo de vez da doença. Ele fará um transplante de medula óssea autólogo, que consiste na retirada da medula do paciente, congelamento e aplicação de medicação. Eles tiram a medula, congelam e aplicam uma medicação que vem dos EUA, a Tiotepa (Tepadina)”.

Porém, após iniciar o tratamento, Gustavo contraiu a bactéria no pulmão, chegou a ser entubado, mas faleceu. Sua morte foi registrada às 20h30 desta segunda-feira. Vale ressaltar que antes disso, já na luta contra a doença, o menino ainda contraiu Covid-19 e sobreviveu ao vírus.

Pais e adolescente se mudaram da Serra para São Paulo

O diagnóstico do garoto aconteceu em agosto de 2019, quando começou a sentir muita dor de cabeça e vomitar com constância. Depois de muitas idas e vindas a diversos médicos no Espírito Santo, foi diagnosticado com Meduloblastoma Grau 4 (Tumor cerebral) que foi retirado em setembro de 2019.

Os médicos do Espírito Santo informaram que o caso de Gustavo não teria mais tratamento, foi quando a família mudou as pressas, com a roupa do corpo para São Paulo em busca de alternativas para salvar o menino.

Na época, os pais venderam tudo que possuíam: casa, carro e outras coisas, e se mudaram da Serra para SP. Lá, descobriram que a doença estava espalhada por todo o corpo da vítima.

Além de Gustavo, os pais possuem uma outra filha.

Velório e sepultamento será em bairros da Serra

O velório da criança será iniciado às 3 horas da madrugada desta quarta-feira, na capela mortuária de Barcelona. De lá, saíram um ônibus pela manhã para acompanhar o sepultamento, que acontecerá no cemitério de São Domingos, em Serra Sede, a partir das 10 horas da manhã.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vereador comemora sucesso de livro sobre história de superação

Após o sucesso do lançamento do livro "Brilho Interior", em abril, o vereador Saulinho da Academia (PDT) prepara novo evento…

15 horas atrás

Eleições 2024: ação do TRE regulariza título de quase 30 moradores de rua da Serra

Vinte e sete pessoas em situação de rua da Serra estão aptos a votar nas eleições 2024. Eles tiveram a…

17 horas atrás

Feira dos Municípios 2024 é oficialmente lançada e vai acontecer na Serra

A um mês da Feira dos Municípios 2024, que acontece de 6 a 9 de junho, no Pavilhão de Carapina,…

17 horas atrás

Mutirão vai renegociar dívidas e dar entrada em divórcio e guarda de crianças na Serra

O Dia das Mães é um dia em que se associa amor, carinho e afeto. Que tal também associar a…

18 horas atrás

Casagrande é bem avaliado entre 85,4% dos moradores da Serra, revela pesquisa

De acordo com a pesquisa contratada pelo Jornal Tempo Novo junto ao Instituto Qualitest, estatisticamente, cerca de 60% (58,1%) dos…

18 horas atrás

Tomei a vacina da AstraZeneca da Covid. Quais são os riscos?

LUANA LISBOA As vacinas da AstraZeneca contra a Covid não apresentam nenhum risco à saúde para aqueles que já tomaram…

18 horas atrás