“Lordose pra Leão” lança ‘Os Ratos São Humanos’, single de seu sexto álbum

Compartilhe:
Lordose sexto álbum
Lordose sexto álbum
O trabalho marca a abertura do lançamento do sexto álbum da banda, “Lordose Canta Letaif: Novos Meios de Usurpar”, que vai ao ar no próximo dia 2 de agosto. Crédito: Divulgação Paula Portela

A banda Lordose Pra Leão, ícone do punk capixaba e do país, acaba de lançar o single “Os Ratos São Humanos” (Sandro Letaif e Renato Liberato), nas plataformas de música e com clipe no YouTube. O trabalho marca a abertura do lançamento do sexto álbum da banda, “Lordose Canta Letaif: Novos Meios de Usurpar”, que vai ao ar no próximo dia 2 de agosto.

As 10 faixas do disco são composições inéditas do músico, publicitário e compositor Sandro Letaif, que nos anos 90 era calouro no curso de comunicação dos integrantes da banda punk, na Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). A parceria, que já ocorreu no passado com as canções “Somos Nada Que Interessa” e “Profecia”, agora se concretiza de forma mais robusta. A produção musical é de Fábio Mozine (Mukeka di Rato e Os Pedrero).

“Tudo aconteceu no curso de comunicação da Ufes. A gente juntava para beber vinho e outras coisas, o violão passava na roda e dali foram surgindo as bandas. Ficamos fãs e amigos do Letaif nesses encontros e agora celebramos a parceria com um disco inteiro”, conta Sérgio Nascimento, o Serjão, um dos vocalistas do Lordose.

Receba os melhores eventos da semana no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Um universo que contava também com letristas marcantes na construção sonora dessa geração, como Renato Liberato, poeta de “Os Ratos São Humanos”. O single versa sobre aqueles que “sugam sangue pra viver”. A alta sociedade que desfila nos salões da desigualdade e é salva por seus capatazes. Ou o ser humano que tem a capacidade de ser doce e cruel ao mesmo tempo.

+ Sábado tem caranguejada na Serra com chopp à vontade, pagode e sertanejo

“Cada frase que eu lia do poema do Renato eu já cantarolava. A divisão das palavras me dá o destino da melodia e “Os Ratos São Humanos” é direta, simples e profunda. Fala sobre o ser humano e todas as suas contradições”, conta Sandro Letaif.

Sobre a sonoridade, não havia como ser diferente. A música é rock, tem guitarras distorcidas e todos os elementos do estilo – além dos metais, característica da banda desde a fundação.

Mesmo assim, como aponta o próprio Serjão, “talvez seja o trabalho – o single e todo o disco – mais palatável popularmente do Lordose”. “O Letaif sempre compôs músicas de fácil assimilação. É fácil cantar, assoviar, decorar. Só que elas receberam a veia punk do Lordose neste trabalho”, aponta Sérgio Nascimento.

Entre as diversas turnês e a discografia com cinco álbuns, momento marcante do Lordose na história foi uma parceria com Zé Ramalho. A banda capixaba lançou uma versão rock de “Frevo Mulher”. Animado com o resultado, Zé Ramalho retribuiu: gravou “Ananias E O Cavalo”, um dos grandes clássicos do Lordose.

O apoio do novo disco da banda é da prefeitura de Vitória, por meio da Lei Rubem Braga.

Serviço:

Lordose pra Leão lança single “Os Ratos São Humanos”

Data do lançamento: 12 de julho

Onde: Lançamento nas plataformas de música e no YouTube

Ficha Técnica: Os Ratos São Humanos

– Composições: Sandro Letaif e Ranto Liberato

– Vocais: Sérgio Nascimento, Adolfo Oleare e Márcio Vaccari

– Bateria: Márcio Vaccari

– Baixo: Márcio Xavier

– Guitarras: Felipe Izar

– Metais: Aguinaldo Roberto, Luciano Cruz e Breno Lepaus

– Arranjo dos metais: Aguinaldo Roberto

– Regência: Maestro Célio Paula

– Produção musical: Fábio Mozine

– Produção executiva: Fabíola Mozine

– Mixagem: Alexandre Barcelos

– Masterização: Igor Comério

– Gravação no estúdio Funky Pirata, em Vitória-ES

– Roteiro, edição e captação de imagens do clipe: Molaa

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também