Lixões crescem apesar de bairro ter transbordo

Compartilhe:
Área ao lado de transbordo virou novo lixão do bairro Barcelona. Foto: Renato Ribeiro

Renato Ribeiro

O que prometia ser a solução para o problema dos lixões em Barcelona parece ter tido efeito contrário do esperado. É que segundo moradores do bairro, após a criação da Área de Transbordo e Triagem (ATT) na entrada do bairro pelo acesso da rodovia BR-101, novos pontos lixões surgiram. Inclusive ao lado da ATT. Nem mesmo a Horta Comunitária, criada no local onde era um ponto viciado de descarte, tem sido respeitada.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Por onde a gente anda no bairro, vê um novo lixão se formando. Moro perto do transbordo e vejo morador e carroceiro jogando lixo a menos de 50 m da área. Não há fiscalização e infelizmente falta consciência das pessoas”, pontua o morador Anderson Carradine Vieira.

“Para ir da minha casa até o ponto final do bairro, passo por pelo menos 3 lixões em pouco mais de 500 metros. É um absurdo, já que há tantos casos de dengue e zika vírus”, frisa a moradora  Marlene Coutinho.

O Secretário de Serviços do município, Samuel Dias, informou que nos próximos 30 dias serão limpos os pontos viciados de resíduos em Barcelona e Colina de Laranjeiras. O secretário fez um apelo aos moradores para que não contratarem carroceiros ou outro serviço de frete, sem saber o local de descarte da sujeira.

“Oferecemos de graça o recolhimento de móveis e utensílios. Já os pequenos geradores de entulho devem levar até a ATT de Barcelona ou ao Projeto João de Barro em Novo Porto Canoa. Quem contrata carroceiro sem saber do destino do resíduo pode responder por crime ambiental”, alerta. O telefone para agendar recolhimento de móveis e utensílios é 3341-4153.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também