Categories: Notícias

Legumes rejeitados no mercado viram sopa para população carente

Diariamente 250 toneladas de alimentos são jogados fora na Ceasa. Foto: Divulgação

Todo dia mais de 250 toneladas de frutas, legumes e verduras são jogados fora no Ceasa. Mas um grupo de voluntários utilizam esses alimentos que não são tão bonitos para as vendas e alimentam mais de 600 pessoas por semana.

Todas as sextas feiras e sábados pela manhã, os voluntários estacionam os carros no Ceasa, em Cariacica/ES, em busca de doações. A ideia é reaproveitar os produtos para alimentar famílias carentes.

Parte desta arrecadação é entregue em um orfanato nas sextas-feiras, chamado Casa da Tia Loura, que atende crianças em situação de risco. A outra parte alimenta 500 crianças da Comunidade 23 de maio, em Terra Vermelha, na Noite da Sopa, ainda na sexta feira; e um terceiro grupo também é beneficiado: Nas noites de terça feira cerca de 100 pessoas, acompanhantes de pacientes internados em hospitais da Grande Vitória, recebem sopa quentinha.

Os voluntários que preparam a sopa de terça feira, começam a se reunir por volta das 17h. Muitos vão direto do trabalho e iniciam o segundo turno de atividades, que só termina depois que a sopa é entregue nas portas dos hospitais Bezerra de Farias e PA da Glória. “Muitas pessoas precisam acompanhar os familiares e não têm como se alimentar, e hoje já esperam a nossa chegada. Somos doze voluntários fixos na terça feira, mas há outros sazonais, ou que também fazem parte do projeto com outras atividades: por exemplo, um voluntário que nos cede a câmera fria para armazenar os alimentos até que sejam preparados e distribuídos”, explica Junior Paiva, coordenador do projeto.

O próximo dia 9 será lembrado como o Dia de Conscientização do Combate à Fome e à Miséria. Para Junior Paiva, que também participa do projeto Mutirão de Natal, a sociedade precisa abrir os olhos para os dois lados: Há muita gente passando fome, e há também muito alimento sendo jogado fora. “No meio estamos nós, que podemos ser ponte para melhorar a vida de quem precisa e cuidar do planeta. E no fundo, os maiores beneficiados ainda somos nós, que encontramos razão para a nossa existência, através do sorriso de uma criança ou de uma mãe, que passou o dia todo ao lado do leito de um filho, com fome”, conclui.

Gabriel Almeida

Jornalista do Tempo Novo há mais de oito anos, Gabriel Almeida escreve para diversas editorias do jornal. Além disso, assina duas importantes colunas: o Serra Empregos, destinado a divulgação de oportunidades; e o Pronto, Flagrei, que mostra o cotidiano da Serra através das lentes do morador.

Últimas postagens

Vacina contra a gripe é liberada para toda a população na Serra

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacinação contra a gripe (influenza). Agora toda a população acima de seis…

5 minutos atrás

Luau de Manguinhos será neste sábado com show de Helio Bentes, do Ponto de Equilíbrio

O mês de maio começa com muita energia positiva na Serra. Helio Bentes, vocalista da banda Ponto de Equilíbrio, fará…

36 minutos atrás

Hospital Jayme abre 65 vagas de emprego para todos os níveis de escolaridade

O Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, na Serra, anunciou vagas de emprego, totalizando 65 vagas disponíveis para diversos cargos,…

50 minutos atrás

Vila das Artes promove feira cultural com oficinas, música e atividades para criançada na Serra

A Vila das Artes, conhecida por sua atuante comunidade artística e cultural, vai realizar a 6ª edição da Feira Cultural…

1 hora atrás

Conjuntivite felina? Saiba identificar a enfermidade no seu gato

A conjuntivite é um problema ocular muito comum em gatos, principalmente em filhotes e é caracterizada pela inflamação da conjuntiva…

2 horas atrás

Policial militar é baleado na cabeça em bairro da Serra

O policial militar Saimen Rodrigues foi baleado na cabeça, na noite de quarta-feira (1°), em Cidade Pomar, na Serra. O…

4 horas atrás