
Quem sofre com varizes, tem problema de safena ou se incomoda com vasinhos que se destacam na pele, mas não busca tratamento por temer corte, anestesia e internação, já pode incluir na agenda a consulta com o cirurgião vascular.
Graças à tecnologia, é possível se livrar de todos esses incômodos com o uso de laser. E nem precisa adiar o tratamento por causa do verão ou de qualquer época do ano, afinal, a evolução das técnicas também reduziu esses inconvenientes do calendário. Como os procedimentos são minimamente invasivos, em poucos dias o paciente fica liberado, inclusive para se expor ao sol.
No caso das varizes e da safena, o tratamento é feito por meio da técnica do endolaser, com anestesia local. A paciente é liberada no mesmo dia e não precisa fazer repouso, como conta o cirurgião vascular Andre Campana.
“Basta uma punção na pele para a entrada de uma fibra de laser, que, por meio da termoablação, elimina tanto as varizes quanto as safenas. O calor gerado pela fibra provoca destruição e oclusão da veia doente. Não são necessários os cortes da cirurgia tradicional. Na retirada de safena, uma meia compressiva é colocada no paciente, que sai do consultório pronto para voltar à rotina e, após sete dias, já pode até se expor ao sol”, explicou o médico.
Em época de pandemia, uma outra boa notícia: com essa técnica, nem ao hospital a paciente – ou o paciente – precisa ir. O procedimento pode ser realizado em clínica médica, desde que haja um ambiente equipado para o tratamento com endolaser e obedecendo as normas de segurança, explica Andre Campana.
“Isso é uma enorme vantagem, pois não expõe o paciente a maiores riscos de infecção. A recuperação é rápida, possibilitando o breve retorno às atividades. E o pós-operatório é menos doloroso do que o da cirurgia tradicional”, garante o médico.
O especialista citou também que outro problema que acomete grande parte da população feminina são aqueles vasinhos que se destacam nas pernas e na face, por exemplo, que podem ser tratados com laser transdérmico. O tratamento é feito em consultório, não precisa de anestesia nem de repouso. A restrição ao sol vai de 15 dias antes até 15 dias após o procedimento.
Saiba mais!
– Varizes são veias dilatadas que provocam um desconforto funcional e estético enormes e podem causar dor, inchaço nas pernas e até cansaço. O tratamento é indicado para acabar com todos esses problemas.
– O tratamento da veia safena é necessária quando ela está insuficiente e não possibilita o retorno adequado do sangue das pernas para o coração. Existem quatro safenas (duas em cada perna), mas somente a avaliação do especialista pode indicar se e quantas é necessário tratar.
– Existem várias técnicas para tratar varizes. O cirurgião vascular é quem analisa as particularidades de cada caso, para avaliar a melhor tratamento.O endolaser é uma técnica inovadora, que pode ser usada sozinha ou combinada com outras técnicas.
– Em pessoas idosas, o tratamento com endolaser é muito bem recomendado, pois por tratar- se de uma técnica menos invasiva os riscos de complicações devido idade e comorbidades diminuem.

