Lama já está a cerca de 50 km das praias da Serra | Portal Tempo Novo

Serra, 21 de maio de 2019

Portal Tempo Novo - O Portal da Serra, ES

Meio Ambiente

Serra, 24 de novembro de 2015 às 18:14

Lama já está a cerca de 50 km das praias da Serra


Aspecto da praia de Regência na manhã desta terça (24) . Foto: Divulgação

Aspecto da praia de Regência na manhã desta terça (24) . Foto: Divulgação

A lama dos rejeitos de minério da Samarco (Vale + BHP Billiton) que segue descendo pelo devastado rio Doce já entrou cerca de 20 km mar adentro, viajou 30 km na direção norte e já percorreu 5 km na direção sul do litoral capixaba.

As informações são da assessoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), cujos técnicos fizeram um sobrevoo na tarde desta terça (24) sobre a área atingida. A assessoria explicou que os números são aproximados.

Na direção sul está o litoral da Serra. A distância entre Nova Almeida e a foz do rio Doce em Regência, Linhares, é de aproximadamente 58 km, segundo medição feita no Google Earth. Com os 5 km que já percorreu nessa direção, a lama já está a pouco mais de 50 km do litoral da cidade.

A maior distância percorrida foi na direção norte até agora, porque desde a chegada da lama na foz do rio no último sábado (21) uma frente fria com ventos sudeste e leste atuam no litoral do ES. Se o vento virar para a direção nordeste, a tendência são os resíduos virem mais para o sul.

O governo Federal não tem clareza de quando a lama deve parar de chegar ao litoral. Em visita ao ES nesta segunda, a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, disse que enquanto durar o período chuvoso – que se estende até abril do ano que vem – é possível que a lama, que percorreu mais de 600 km de Minas até o ES, siga descendo.




O que você acha ?

Você é a favor do corte do Governo Federal de 30% na educação?

Ver Resultados

Carregando ... Carregando ...

Veja também

Portal Tempo Novo

Rua Euclides da Cunha, 394 - sl 103 e 104 - Laranjeiras, Serra, ES

CEP:29165-310 - Tel: 27 3328-5765

Todos os direitos reservados ao Jornal Tempo Novo © Desenvolvido por