32.4 C
Serra
terça-feira, 07 de abril de 2020

Lama já está a cerca de 50 km das praias da Serra

Leia também

Tire suas dúvidas sobre o auxílio emergencial de R$ 600 do Governo Federal

O governo começa a pagar na quinta-feira (9) a primeira parcela do auxílio emergencial de R$ 600 para pessoas...

Está proibido corte por inadimplência de alguns serviços essenciais durante pandemia

Sabemos que esse período de isolamento tem sido necessário para que possamos reduzir a curva de propagação do vírus....
Bruno Lyrahttps://www.portaltemponovo.com.br
Repórter do Tempo Novo há mais de 10 anos, Bruno Lyra escreve para diversas editorias do portal, principalmente Economia e Meio Ambiente, das quais é o responsável.

Aspecto da praia de Regência na manhã desta terça (24) . Foto: Divulgação
Aspecto da praia de Regência na manhã desta terça (24) . Foto: Divulgação

A lama dos rejeitos de minério da Samarco (Vale + BHP Billiton) que segue descendo pelo devastado rio Doce já entrou cerca de 20 km mar adentro, viajou 30 km na direção norte e já percorreu 5 km na direção sul do litoral capixaba.

As informações são da assessoria do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema), cujos técnicos fizeram um sobrevoo na tarde desta terça (24) sobre a área atingida. A assessoria explicou que os números são aproximados.

Na direção sul está o litoral da Serra. A distância entre Nova Almeida e a foz do rio Doce em Regência, Linhares, é de aproximadamente 58 km, segundo medição feita no Google Earth. Com os 5 km que já percorreu nessa direção, a lama já está a pouco mais de 50 km do litoral da cidade.

A maior distância percorrida foi na direção norte até agora, porque desde a chegada da lama na foz do rio no último sábado (21) uma frente fria com ventos sudeste e leste atuam no litoral do ES. Se o vento virar para a direção nordeste, a tendência são os resíduos virem mais para o sul.

O governo Federal não tem clareza de quando a lama deve parar de chegar ao litoral. Em visita ao ES nesta segunda, a Ministra do Meio Ambiente, Isabela Teixeira, disse que enquanto durar o período chuvoso – que se estende até abril do ano que vem – é possível que a lama, que percorreu mais de 600 km de Minas até o ES, siga descendo.

Comentários

Mais notícias

Está proibido corte por inadimplência de alguns serviços essenciais durante pandemia

Sabemos que esse período de isolamento tem sido necessário para que possamos reduzir a curva de propagação do vírus. Trabalhadores e empresários vêm sofrendo,...

Coronavírus: veja como denunciar comércios abertos na Serra

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a abertura de comércios considerados não essenciais está proibida na Serra e em outras cidades capixabas. Mesmo...

Covid-19 | 289 casos são investigados na Serra

O Espírito Santo tem 209 casos confirmados do novo Coronavírus (Covid-19) até dados da última segunda-feira (06). O Estado já registra casos de transmissão...

VOCÊ TAMBÉM PODE LER

CONTEÚDO PATROCINADO

Comentários
close-link
close-link
CLIQUE AQUI e receba as principais noticias sobre o coronavírus na Serra e no ES pelo seu WhatsApp
error: Não copie! Compartilhe o conteúdo!
Precisa falar com o Tempo Novo? Envie sua mensagem