Lagoa Juara vai ganhar restaurante flutuante

Compartilhe:
Projeção de como deve ser o restaurante. Imagem: Espaço Projetado
Projeção de como deve ser o restaurante. Imagem: Espaço Projetado

A Serra deve ser o primeiro município capixaba a ter um restaurante flutuante. É que um dos sócios do empreendimento, o empresário Anderson de Matos Barbosa, confirmou o projeto previsto para ser instalado na lagoa Juara, em frente à Praça da Tilápia em Jacaraípe, onde existe a sede da Associação de Pescadores e outros restaurantes.

A notícia já havia sido dada com exclusividade por Tempo Novo em 2015 na entrevista do presidente do Bandes, Luiz Paulo Velloso Lucas, que revelou que a instituição estava avaliando concessão de crédito para o projeto.

A previsão de Anderson é que o restaurante seja instalado até setembro. “Estamos esperando a liberação da Marinha, do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Iema) e da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma). O restaurante será em formato de barco. Vamos investir algo em torno de R$ 250 a 300 mil e gerar cerca de 20 empregos diretos”, acrescenta.

Segundo o empresário, a casa será dedicada aos frutos do mar e à tilápia, que é produzida em tanques rede na Juara Associação de Pescadores da lagoa. “Espero que esse novo projeto possa incrementar o turismo na região, que já virou referência com a produção de tilápia e com os restaurantes instalados ali. A ideia é fazer parceria com o poder público para criarmos um circuito turístico e gastronômico dedicado à tilápia. Quem sabe o local não vire a llha das Caieiras da Serra”, aposta Anderson.

Do escritório Espaço Projetado, a arquiteta Rayssa Lomar Mendanha é a responsável pelo lay out do restaurante, que terá formato de barco. “Serão 219 m2 com salão de refeição, bar, banheiro e cozinha. Na parte externa haverá cobertura, mas com as laterais abertas para que o público possa apreciar a paisagem. A ideia é de integração com a lagoa”, explica.

Segundo Rayssa todo óleo utilizado será recolhido e o esgoto armazenado para ser destinado à rede da região. Por isso não haverá qualquer lançamento de resíduo na Juara. O projeto prevê ainda captação de água da chuva e instalação de placas fotovoltaicas no teto para uso de energia do Sol.

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também