“Kaa do Mogli” aparece na Serra: jiboia de quase dois metros é resgatada dentro de banheiro

Compartilhe:
jiboia
A jiboia, uma adulta de quase 2 metros, estava em boas condições de saúde e por isso devolvida ao seu habitat natural. Crédito: Divulgação

O personagem Kaa, do clássico Mogli – O Menino Lobo, bem que podia estar descansando na floresta, mas resolveu dar o ar da graça em Divinópolis, na Serra. Na tarde desta quinta-feira (6), uma cobra de quase dois metros foi encontrada dentro do banheiro de uma residência do bairro.

A moradora acionou a Fiscalização Ambiental da Serra por meio do aplicativo da Prefeitura. A equipe foi até o local e realizou o resgate com segurança. Por estar em boas condições de saúde, o animal foi devolvido ao seu habitat natural logo após a captura.

Espécie inofensiva ao ser humano

De acordo com o biólogo Cláudio Santiago, o animal era uma jiboia (Boa constrictor), espécie comum na região e considerada inofensiva ao ser humano.

“É um animal que não oferece risco. Não é preciso ter medo, mas também não se deve tocar, caso não seja habilitado. O ideal é sempre acionar os órgãos ambientais competentes”, explicou o especialista ao Tempo Novo.

A jiboia se alimenta de pequenos mamíferos, aves, anfíbios e até outros répteis. Ela caça por emboscada: agarra a presa com as mandíbulas, envolve com o corpo e a asfixia antes de engolir inteira — graças à elasticidade da mandíbula.

Serra já registrou mais de 200 resgates em 2024

Segundo a Secretaria de Meio Ambiente (Semma), 210 animais silvestres já foram resgatados neste ano no município. Entre os mais comuns estão jiboias e saruês, mas também há registros de raposas, jacarés, tamanduás e bichos-preguiça.

Para onde os animais são levados

Os animais feridos ou debilitados são encaminhados ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado na Área de Proteção Ambiental da Lagoa Jacuném, em Barcelona, sob responsabilidade do Ibama.

Como acionar ajuda

Moradores que encontrarem animais silvestres podem solicitar atendimento de duas formas:

Pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente para smartphones;

Pela Polícia Militar Ambiental, no telefone (27) 99951-2321

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também