Categories: Política

Justiça Eleitoral rejeita contas de campanha de Audifax

Ainda cabe recurso e o prefeito poderá ser diplomado no próximo dia 13. Ação segue para o Ministério Público Eleitoral

O prefeito Audifax Barcelos (Rede) teve as contas de campanha rejeitadas pela Justiça Eleitoral. Foto: Divulgação/André Toscano

Por Conceição Nascimento

A Justiça Eleitoral na Serra rejeitou as contas de campanha do prefeito reeleito Audifax Barcelos (Rede), referentes aos dois turnos das eleições realizadas em 2016. A decisão é assinada pelo juiz Carlos Alexandre Gutmann, da 26 Zona Eleitoral, que acompanhou o parecer emitido pelo Ministério Público Eleitoral.

Segundo o magistrado, a rejeição das contas de campanha do prefeito, não impede a sua diplomação, no próximo dia 13, e posterior posse, em janeiro.

“A consequência é uma ação de investigação. Nesse caso, a Justiça Eleitoral remete cópia de todo o processo ao Ministério Público Eleitoral, que poderá oferecer ação de investigação judicial eleitoral. Se forem comprovadas captação ou gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais, será negado diploma ao candidato. Caso o diploma já tenha sido entregue, será cassado, podendo ainda gerar a perda de mandato. A ação só é arquivada após o trânsito em julgado, quando forem jugados todos os recursos”, explicou.

As contas

O juiz Carlos Alexandre Gutmann acompanhou o parecer do Ministério Público Eleitoral. Foto: Divulgação

Segundo o documento assinado pelo juiz, a análise das contas de campanha do atual prefeito Audifax Barcelos, feita por uma equipe técnica, constatou irregularidades como evidências de omissão de gastos com pessoal; doações de funcionários de uma mesma empresa, o que pode ser interpretado com doação indireta de pessoa jurídica; e doador com renda incompatível.

No entendimento do juiz, mesmo com as informações repassadas pela defesa, a equipe fica impossibilitada de atestar R$ 85.704,00 (13.69%) da receita arrecadada pelo candidato.

A reportagem entrou em contato com a assessoria jurídica do prefeito, mas ainda não obteve retorno.

 

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

12 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

13 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

13 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

13 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

14 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

14 horas atrás