Categories: Política

Justiça Eleitoral reconhece justa causa e absolve Guto Lorenzoni da perda de mandato

A decisão absolve o vereador, trocou o PP pela Rede, em abril de 2018

A decisão saiu nesta segunda-feira (3). Foto: Jansen Lube/Secom PMS

Por seis votos a zero, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) rejeitou o pedido de cassação do mandato do vereador Guto Lorenzoni (Rede), durante sessão nesta segunda-feira (3). O vereador enfrentava uma ação após trocar o PP pela Rede, em 2018, fora da janela partidária, que é o período onde as mudanças são permitidas. 

Em conversa com o TEMPO NOVO, o vereador comentou a decisão. 

“Me sinto aliviado porque fiz reconhecer pelo TRE a minha justa causa para trocar de partido, o PP pela Rede. Isso ficou demostrado pela decisão da Promotoria Eleitoral, que não acatou o pedido para a perda de mandato. Após as provas, testemunhas e oitivas, entenderam que eu tinha razão na troca.

A decisão saiu nesta segunda-feira (3). O relator e o revisor deram seus votos favoráveis à minha justificativa acompanhados por demais quatro juizes do Tribunal”, comemorou Lorenzoni.

Guto explicou anda que a decisão põe fim ao pedido do seu suplente, Saulo Brum (PP), que  pleiteava o mandato de vereador. “Com isso, esta ação também deve ser encerrada”, apontou.

Entenda

Ex-filiado do partido, Guto Lorenzoni trocou o seu partido, PP, pela Rede, em um momento que não havia janela partidária. Fora da janela, a única justificativa aceita pela Justiça Eleitoral para este tipo de mudança é a perseguição pessoal.

“Minha justificativa é de que cancelaram a eleição para escolha do Diretório Municipal, nomearam um diretório provisório. Antes de trocar e partido entrei com justa causa no TRE, mas quando sai o MPE pediu o meu mandato e Saulo Brum também”, justificou Lorenzoni.

Mari Nascimento

Mari Nascimento é repórter do Tempo Novo há 18 anos. Atualmente, a jornalista escreve para diversas editorias do portal, principalmente para a de Política.

Últimas postagens

Como a decisão do Google (e talvez da Meta) de proibir propaganda vai impactar a eleição na Serra

Diante da decisão do Google de proibir o impulsionamento de propaganda política em suas plataformas a partir deste mês de…

16 horas atrás

Novos food trucks e música ao vivo na feirinha de Colina de Laranjeiras

A Praça de Colina de Laranjeiras, na Serra, é palco toda sexta e sábado para a Feirinha Gastroartes que oferece…

16 horas atrás

Estado abre 20 mil vagas de cursos gratuitos; veja como se inscrever

O Governo do Estado abriu, nesta quinta-feira (2), 20 mil vagas para cursos profissionalizantes gratuitos. As inscrições podem ser feitas…

17 horas atrás

Escultura em homenagem a pescadores é depredada antes mesmo de ser inaugurada na Serra

Francini Morellato Antes mesmo de sua inauguração, uma escultura em homenagem aos pescadores locais, situada na Praça dos Pescadores em…

17 horas atrás

Câncer de ovário: especialista esclarece mitos e verdades sobre a doença

Embora não esteja na lista dos mais incidentes, o câncer de ovário é uma neoplasia de difícil diagnóstico e isso…

18 horas atrás

Serra abre inscrição para cursos gratuitos nas áreas de construção civil e alimentação

Está querendo fazer um curso profissionalizante e não tem condições financeiras para isso? A Prefeitura da Serra em parceria com…

18 horas atrás