
O mês de junho é marcado pela campanha nacional ‘Junho Vermelho’, que tem como objetivo conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador de sangue. E você sabia que uma única doação é capaz de salvar até quatro vidas, dependendo do quadro clínico do paciente?
O próximo dia 14 de junho é o dia Mundial do Doador de Sangue. Por isso, o mês de junho foi destacado para conscientizar e incentivar a população sobre a importância de ser um doador.Durante todo o mês de junho, Secretaria da Saúde (Sesa), chama atenção para a campanha Junho Vermelho, com destaque para a importância dessa ação solidária que pode ser realizada de forma rápida e segura.
Devido aos períodos de Outono e Inverno, épocas em que há um aumento das infecções respiratórias, as doações estão em baixa. Daí a necessidade do estimulo às doações permaneçam em todas as épocas do ano.
A diretora geral do Centro de Hemoterapia e Hematologia do Espírito Santo (Hemoes), Marcela Gonçalves Murad, explica que a campanha é fundamental para reforçar na sociedade a importância da doação.
Leia também
“É uma forma de sensibilizar as pessoas, além de estimular quem já doou em algum momento a se lembrar da importância de retornar com as doações. Neste período, muitas pessoas são estimuladas a realizarem sua primeira doação”, disse Marcela Murad.
Não existe nenhum substituto para o sangue, e sem estoques adequados, muitas vidas podem ser perdidas. Todos os dias, acontecem diversas situações que se fazem necessárias o uso de bolsas de sangue, pacientes que precisam de transfusão devido a acidentes, cirurgias, queimaduras, entre outras situações, assim, como pacientes acometidos por leucemias e anemias que precisam de transfusões periodicamente como parte do seu tratamento.
Dia do Doador de sangue
No dia 14 de junho, o Hemocentro de Vitória promoverá um café da manhã para receber, agradecer aos doadores de sangue que comparecerem na unidade. Também será feita a distribuição de folders sobre a importância da doação de sangue.
“Será um dia muito especial, com agradecimentos e conscientização ao cidadão que ainda não doa, sobre a essência deste gesto altruísta e solidário, que torna possível salvar muitas vidas”, disse Marcela Murad.
Outras ações estão programadas
Dias 07/06 e 08/06 – Às 09h, a enfermeira do setor de Captação de Coleta Externa do Hemoes, Maria Isabel Zuchelli, e a assistente social do setor de Captação, Clemilda Salles, vão ministrar palestras na Escola Grau Técnico, no município da Serra, com o tema “A importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea”.
Dia 09/06 – Às 16h, a enfermeira do setor de Captação de Coleta Externa do Hemoes, Maria Isabel Zuchelli, ministrará a palestra “A importância da doação de sangue e do cadastro de medula óssea”, na empresa ESGAS, em Rosário de Fátima, no município da Serra.
Dia 10/06 – No Hemoes coordenador, alunos da Instituição Bradesco farão um Tour pelo local para conhecer cada ciclo do processo de doação de sangue;
Quem pode doar
A princípio, os voluntários a doação de sangue, passam por uma triagem para avaliar sua condição de saúde e verificar se estão aptos a realizar a doação, pois devem estar em boas condições de saúde.
Pessoas com idade entre 16 e 69 anos podem se candidatar como voluntário, porém a primeira doação de sangue deve ser realizada até os 60 anos, 11 meses e 29 dias. Doadores com 16 e 17 anos de idade podem doar mediante autorização formal dos pais e/ou responsável legal e apresentação do documento de quem assinou a autorização.
Onde doar
O interessado em doar sangue deve ir até uma unidade do Hemoes, apresentar um documento oficial com foto.
Click no link para saber os endereços dos Hemoes: https://hemoes.es.gov.br/enderecos-dos-hemocentros
Para maiores informações acesse: https://hemoes.es.gov.br/

