Judocas da Serra disputam medalhas nos tatames de BH

Compartilhe:
Próxima parada, Belo Horizonte. Atletas da Associação Bushido competem em torneio neste fim de semana. (Foto: Divulgação)
Próxima parada, Belo Horizonte. Atletas da Associação Bushido competem em torneio neste fim de semana. (Foto: Divulgação)

Os jovens judocas da Associação Bushido têm mais um importante desafio neste final de semana para representar a Serra. Eles já embarcaram para Belo Horizonte (MG) visando à conquista de mais medalhas. Será a 15ª edição da Copa Minas de Judô, que acontece neste sábado (18) e domingo (19), no tradicional Minas Tênis Clube.

Vão participar equipes de vários estados do país. “Ao todo, até o momento, foram aproximadamente 900 inscrições para o evento. De nossa agremiação, serão 11 atletas nos representando, com faixa etária entre 12 a 18 anos”, explica Karoline Sabadini, presidente da Associação Bushido.

Em busca de uma medalha nos tatames, estarão Caio Corrente, de 12 anos; Pedro Henrique Santos, 13; Harthur Santos, 12; João Paulo Santana, 14; João Vitor Silva, 13; Ana Beatriz Bison, 13; Jennyfer Santos, 14; Willyan Santos, 14; Luis Fellipe Pagun, 15; Lucas Miranda, 17; e Guilbert Silva, de 18 anos.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Os judocas são liderados pelo Sensei Hugo Souza, um dos fundadores da Bushido. O técnico espera garantir mais medalhas com a garotada, assim como foi na Bahia, em abril. “Principalmente na categoria sub-15, pois tiveram um bom resultado por lá. E o objetivo neste ano é de irmos a mais duas competições de nível nacional e, assim, desenvolver esses atletas a um bom nível competitivo nas categorias sub-18 no futuro”, conta o Sensei.

Hugo explica que o torneio em BH é um dos mais importantes do país e que sua equipe está preparada, com um bom nível técnico para esse campeonato. “O dia a dia de nossos atletas é forte, com treinos todos 2 horas por dia, tudo dentro de um planejamento individual para que possam alcançar seus objetivos”, ressalta.

O Sensei Hugo Souza pratica judô há 18 anos e é faixa preta primeiro Dan pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Ele fundou a Associação Bushido em 2014, no bairro Cidade Continental. “Nossa missão é educação e disciplina, princípios fundamentais no judô. Começamos com seis alunos, e hoje são 180 alunos em cinco polos espalhados no nosso município”.

O atleta acredita que o judô pode ajudar a formar cidadãos melhores. “Acredito que promovendo a educação por meio da prática do judô, podemos contribuir para uma sociedade melhor para nossos jovens, formando campeões dentro e fora do tatame”, relata Hugo.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também