Judoca da Serra representa o Brasil em competição na Europa

Compartilhe:
Eduardo Faria estará disputando com a Seleção Brasileira pela primeira vez. Foto: Divulgação

Por Thiago Albuquerque

Uma das maiores escolas de judô do Brasil, a Associação Serra de Judô, Esporte e Cultura, que fica em Laranjeiras, teve um dos seus atletas convocados para a tão sonhada Seleção Brasileira. O judoca Eduardo Faria, de 23 anos, vai representar o Brasil no Aberto Europeu de Glasgow, na Escócia, na categoria até 90 kg. No total a seleção é formada por 27 atletas. A competição já é do novo ciclo olímpico Tóquio 2020. O atleta é o único do estado na seleção.

O atleta que já foi como sparring, (atleta convocado de apoio) para os Jogos Panamericanos em Toronto no Canadá em 2015 e para os Jogos Olímpicos do Rio 2016, tem como essa à primeira convocação para estar competindo. “A sensação é incrível, poder competir representando o meu país é muito bom. Uma oportunidade única que muitos queriam, me sinto privilegiado”, conta Eduardo.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Faixa preta 1º dan, Eduardo, se dedicou em 2016 a treinamentos e aos trabalhos voluntários nas Olimpíadas. “Esse ano foi mais voltado para as Olimpíadas, onde estava envolvido em treinamentos. Não obtive nenhum título expressivo. Essa é a minha chance”, explica o judoca, que tendo bom resultado pode começar a pontuar para o ranking mundial. Os campeões vão levar 100 pontos; os vices, 60; e o bronze dará 40.

Pensando em competições futuras, como Pan e Olímpiadas, o atleta sonha em disputar os campeonatos, mas frisa que tem os pés no chão. “Vivo um dia de cada vez e continuo treinando e me desenvolvendo para que os resultados e oportunidades surgem naturalmente. Meus treinos são intensos todos os dias, divididos entre, judô, preparação física e fisioterapia”, frisa Eduardo.

O treinador Walcleydi Florencio, que também é o idealizador da Associação Serra de Judô destaca o talento de Eduardo. “Ele já vem se destacando em competições e esse momento já era aguardado. Ele é estudante de medicina, e sabemos o quanto a dedicação tem que ser exclusiva. Ele conseguir se destacar no esporte é muito merecido. Essa é a chance dele representar o país e já começar a se preparar para Tóquio”, conclui  Walcleydi.

“Meu maior sensei é o Walcleydi Florencio, o professor Luiz, de funcional, GL funcional, na praia. Conto com a ajuda do Espaço Makino Físioterapia, Academia Ponto 1 e a Cross Fit Vix”, agradece Eduardo.

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também