
A obra inicial de João Paulo Coelho, o quadrinho Galaxy and The Phantom, será lançada neste sábado (26), no Instituto Histórico e Geográfico de Vila Velha – Casa da Memória (IHGVV), a partir das 18 horas. Com auxílio de Eliana Zandonade e ilustrações de Chris Ciuffi, o estudante criou um universo inteiro de histórias em quadrinhos.
Na obra, João Paulo conta o desenrolar de um acidente durante teste de energia espacial que transformou um cientista em super-herói. O quadrinho é o primeiro de uma sequência de outros 16 com as aventuras de Mr. Watterson e companhia.
No livro de abertura da série, João Paulo nos conta a história de um mundo que precisa da energia de uma estrela Hyper Nova para se sustentar. Há na trama muita ambição e disputa pelo poder de pessoas que querem usar a nova tecnologia para causas nada nobres.
Alfabetizado em inglês e fã de histórias em quadrinhos, João Paulo escreveu tudo na língua norte-americana e prometeu que este lançamento é só o começo de uma longa aventura.
“Sempre gostei de desenhar. Comecei em 2020 a criar os personagens e ao mesmo tempo suas histórias. Minha inspiração é a Marvel, mas criei um universo completamente original de heróis e histórias fantásticas. Morei por oito anos em Omã, no Oriente Médio e fui alfabetizado neste país, a decisão de fazer o livro em inglês veio por isso”, disse João Paulo.
+ Defesa Civil em alerta para fortes chuvas e ventania na Serra
O autor conta ainda que cada personagem possui sua própria história e que Galaxy and The Phantom deixa a linha do tempo das próximas histórias preparada. “Vamos ampliar este universo e contar em detalhes a vida de cada um dos personagens”, reforçou.
As ilustrações de Galaxy and The Phantom foram feitas por Chris Ciuffi. “O Processo de Criação do projeto Galaxy and the Phantom começou com os desenhos feitos pelo próprio João Paulo. A partir destes desenhos básicos reconstruí os personagens com a anatomia e traço mais realistas. Com o roteiro que a Eliana Zandonade editou em minhas mãos, pude criar uma narrativa onde predominasse as bordas negras nas páginas (já que a trama parte do espaço sideral para depois chegarmos na Terra), dando um aspecto futurista e denso à história de super-heróis”, contou.
Inspiração
Pai de João Paulo, o engenheiro Carlos Eduardo Coelho desde muito cedo viu no filho essa linha criativa. “João Paulo tem dois irmãos, um sendo arquiteto e o outro engenheiro. Percebemos que ele também gostava de desenhar e criar… deixamos transcorrer e com isso aflorou a criatividade nele. A mãe dele sempre o incentivou a ler e acredito que a partir dai tudo foi confluindo”, disse.
Memórias de Crianças
Galaxy and The Phantom, de João Paulo Coelho é mais uma publicação do projeto Memórias de Crianças, da escritora Eliana Zandonade. Pelo projeto em que jovens são incentivados a escrever já foram lançados os livros “Pedro e Ventania, amizade sem palavras”, de Pedro Nagib; “Doces lembranças”, de Maria Júlia Zandonade, e “Um sonho de gato”, de Antônia Comper.
Sobre a escritora:
Eliana Zandonade é professora Titular de Estatística do Departamento de Estatística da UFES, formada em Matemática e Estatística. Contadora de histórias para crianças de todas as idades, conta histórias em escolas e bibliotecas e faz parte do grupo Chão de Letras, de contadores de história.
Sobre o ilustrador:
Mineiro de nascimento e capixaba de coração, Chris é um desenhista autodidata. Atua como ilustrador editorial e diretor de arte no mercado publicitário desde 1991. Vem contribuindo com autores nacionais e internacionais do mercado de quadrinhos como ilustrador nos últimos anos.

