Jesus vê você!

Compartilhe:

Jesus tinha estabelecido a cidade de Cafarnaum, norte da Palestina, como seu local de moradia. Ele tinha o hábito de ir à cidade de Jerusalém, capital da nação, por ocasião das festas judaicas e subia ao templo para adorar a Deus e ensinar a Palavra.

O texto menciona que Jesus observou tudo ao seu redor. O que será que ele observou? No que ele pensou? Vamos adentrar um pouco na história comigo?

É provável que Jesus tenha notado a agitação e movimentação da cidade. Ele deve ter observado as multidões reunidas no Templo, onde ocorriam os rituais, sacrifícios e orações.

É possível que por seu conhecimento da Lei e as tradições judaicas,  Ele tenha observado o funcionamento do sistema religioso e suas práticas.

Jesus era compassivo e sensível às necessidades das pessoas ao seu redor, então é provável que ele tenha observado os enfermos, os pobres, os marginalizados e os necessitados que buscavam auxílio e esperança na cidade.

Quando ele vinha a Jerusalém com seus discípulos eles costumavam pernoitar em Betânia na casa de seus amigos: Lázaro, Marta e Maria. No caminho para Betânia, passando pelo Monte das Oliveiras, a visão de Jerusalém era ampla.

Certa ocasião Jesus viu a cidade de Jerusalém “e chorou sobre ela” (Lc 19.41). Lamentou a rejeição de seus habitantes: “Jerusalém, Jerusalém, você, que mata os profetas e apedrejas os que lhe são enviados! Quantas vezes eu quis reunir os seus filhos, como a galinha reúne os seus pintinhos debaixo das suas asas, mas vocês não quiseram!” (Lc 13.34).

Enfim, seu foco principal era as pessoas. Possivelmente, percebia a diversidade de pessoas, suas necessidades, suas crenças e as contradições da religião e sociedade da época. Suas observações e discernimento o motivaram a agir, ensinar e trazer transformação por meio de seu ministério e mensagem.

Da mesma forma, podemos refletir sobre a reação de Jesus ao ver a nossa cidade nos dias atuais. O que ele tem observado? O que ele tem visto em nossas vidas e comunidade? Creio que devido seu coração continuar sendo compassivo e cheio de misericórdia o levam a observar as pessoas e suas necessidades, suas carências e mazelas.

Ninguém passa despercebido aos seus olhos.

Pelo que Jesus está chorando em nossa cidade? Pelas injustiças, o desamor imperando, as autoridades mais preocupadas consigo mesmo do que com as necessidades do povo? E, em nossas famílias? Em nossos bairros?

Jesus continua o mesmo! Ele é o mesmo ontem, hoje e será eternamente (Hb). Ele ressuscitou dentre os mortos. Continua vivo à direita de seu Pai. Continua priorizando em seu olhar, as pessoas.

Ele vê você! Ele está olhando para a sua vida e observando-a assim como fez naquele dia em Jerusalém, o que ele tem visto inspira ou entristece o Seu coração? Ao olhar o seu coração, suas atitudes e pensamentos, o que ele vê?

A questão não é onde Deus está, mas onde nós o deixamos atuar em nossas vidas. Como você tem vivido sua vida tem agradado a Jesus?

Reflita sobre essa palavra! Aplique-a em seu coração! Deus quer que você seja melhor do que você é!

Quer receber notícias diretamente no seu email? Preencha abaixo!

Sua inscrição não pôde ser concluída. Tente novamente.
Enviamos um e-mail para você. Se não aparecer na caixa de entrada, dá uma olhadinha no spam.

Notícias da Serra/ES no seu email

Resumo diário, gratuito e direto no seu e-mail:

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também