Jacaré tenta sair de bueiro, assusta moradores e acaba sendo resgatado na Serra

Compartilhe:
jacaré
Crédito: Divulgação
Jacaré Serra
O jacaré foi resgatado pelo Projeto Caiman no bairro da Serra. Crédito: Divulgação

Imagine você está andando pelas ruas do seu bairro e se deparar com um jacaré tentando sair de dentro de um bueiro? Pois foi exatamente essa a cena registrada no bairro Novo Horizonte, na Serra, durante a tarde desta segunda-feira (2). O animal precisou ser resgatado de dentro do esgoto após ser encontrado por moradores.

O filhote de jacaré-de-papo-amarelo teria vindo pela rede de esgoto e, em certa rua do bairro, tentou sair pelo bueiro de grades, que fica próximo a calçada. Assim que avistaram o animal, os moradores do bairro acionaram o resgate, que foi feito pelo Projeto Caiman.

Fernando Paulino, o biólogo que fez o resgate, conversou com o Jornal TEMPO NOVO. De acordo com ele, a cena de encontro de jacarés nesta região é muito comum. “Mais uma vez resgatamos um jacaré naquela região ali, na verdade, foi exatamente no mesmo bueiro anterior”, disse.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Ainda de acordo com o biólogo, o filhote encontrado trata-se de uma fêmea. “Nós a resgatamos, levamos para o projeto Caiman, fizemos todos os exames necessários. No momento, ela está de repouso no projeto até que a gente se sinta confortável de soltá-la na natureza novamente”, explicou.

O jacaré está bem de saúde e deve ser devolvido à natureza em até dois dias.

Veja vídeo:

O que fazer se encontrar um jacaré?

O coordenador do projeto Caiman, Yhuri Cardoso Nóbrega, informou que a orientação em casos como este é que os moradores não se aproximem do animal em hipótese alguma. Ainda segundo ele, a população pode acionar o Instituto Caiman para resgate e cuidado de jacarés. O telefone é (27) 99818-3188. O Ibraff pode ser acionado pelo telefone: 27 99994-9438. Também pode ligar para a Polícia Ambiental: (27) 3636-1650.

Ainda segundo Yhuri, o jacaré é de extrema importância para o equilíbrio da Mata Atlântica. “O jacaré é considerado símbolo da biodiversidade do Espírito Santo. Essa espécie é fundamental para o equilíbrio da Mata Atlântica e para a saúde desses ambientes. Uma das principais ameaças para eles é a degradação da Mata Atlântica e isso acaba acarretando situações como essa vista”.

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também