Jacaré é resgatado em telhado de casa na Serra

Compartilhe:
jacaré-telhado-serra
O Jacaré foi resgatado no telhado de um imóvel na Serra e devolvido no mesmo dia à natureza. Crédito: Divulgação

Um jacaré foi resgatado na manhã desta terça-feira (10), no bairro Civit II, na Serra. O animal foi encontrado sobre o telhado de um imóvel em área urbana, o que levou moradores a acionarem o Instituto Caiman, organização não governamental que atua na preservação, no resgate e na manutenção da espécie no Espírito Santo.

Batizado de Grey pela equipe do Programa Caiman, o jacaré estava saudável e deverá ser devolvido à natureza ainda nesta terça-feira. O nome foi escolhido pelo pesquisador Lucas Yu, responsável pela coordenação do resgate, em referência à coloração acinzentada dos olhos do réptil.

A região do Civit II é circundada pela Lagoa Jacunem, uma das maiores da Serra e habitat natural desse tipo de animal.

De acordo com o Instituto Caiman, somente em 2025 já foram realizados 15 resgates de jacarés na Grande Vitória, 10 deles na Serra. A entidade informa que, com a onda de calor registrada nos últimos dias, é comum que os animais se desloquem por áreas urbanas em busca de locais mais frescos para descanso.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

Como acionar o resgate na Serra

A orientação é não se aproximar do animal e não tentar capturá-lo por conta própria. Ao avistar jacarés ou outros animais silvestres em área urbana, a população deve acionar imediatamente os serviços especializados.

  • Programa Caiman – Resgate de Jacarés: (27) 99763-9757
  • Instagram: Programa Caiman

Onde pedir ajuda em caso de animais silvestres

  • A população que encontrar animais da fauna silvestre pode solicitar apoio de duas formas:
  • Pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente para smartphones;
  • Pela Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (27) 3636-1650

Foto de Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli

Ana Paula Bonelli é repórter e chefe de redação do Jornal Tempo Novo, com 25 anos de atuação na equipe. Ao longo de sua trajetória, já contribuiu com diversas editorias do portal e hoje se destaca também à frente da coluna Divirta-se.

Leia também