Um jacaré foi resgatado na manhã desta terça-feira (10), no bairro Civit II, na Serra. O animal foi encontrado sobre o telhado de um imóvel em área urbana, o que levou moradores a acionarem o Instituto Caiman, organização não governamental que atua na preservação, no resgate e na manutenção da espécie no Espírito Santo.
Batizado de Grey pela equipe do Programa Caiman, o jacaré estava saudável e deverá ser devolvido à natureza ainda nesta terça-feira. O nome foi escolhido pelo pesquisador Lucas Yu, responsável pela coordenação do resgate, em referência à coloração acinzentada dos olhos do réptil.
A região do Civit II é circundada pela Lagoa Jacunem, uma das maiores da Serra e habitat natural desse tipo de animal.
De acordo com o Instituto Caiman, somente em 2025 já foram realizados 15 resgates de jacarés na Grande Vitória, 10 deles na Serra. A entidade informa que, com a onda de calor registrada nos últimos dias, é comum que os animais se desloquem por áreas urbanas em busca de locais mais frescos para descanso.
Leia também
Como acionar o resgate na Serra
A orientação é não se aproximar do animal e não tentar capturá-lo por conta própria. Ao avistar jacarés ou outros animais silvestres em área urbana, a população deve acionar imediatamente os serviços especializados.
- Programa Caiman – Resgate de Jacarés: (27) 99763-9757
- Instagram: Programa Caiman
Onde pedir ajuda em caso de animais silvestres
- A população que encontrar animais da fauna silvestre pode solicitar apoio de duas formas:
- Pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente para smartphones;
- Pela Polícia Militar Ambiental, pelo telefone (27) 3636-1650