Jacaré que ficou meses preso é resgatado com mais de 20 sanguessugas na Serra

O animal estava preso há meses em uma passagem de água e possuía mais de 20 sanguessugas agarradas em seu corpo.
Compartilhe:
Serra Jacaré Sanguessugas
O jacaré foi resgatado pelo Instituto Caiman. Crédito: Divulgação

Um jacaré-de-papo-amarelo de 2,60 metros foi resgatado em estado crítico na noite de quarta-feira (3), pela equipe do Programa Caiman, do Instituto Marcos Daniel (IMD). A ação ocorreu na altura do bairro Manoel Plaza, na Serra.

O animal, apelidado de Cristal, foi localizado em uma passagem de água desativada, onde, segundo os especialistas, provavelmente estava preso há meses. Em decorrência disso, apresentava grave desnutrição e desidratação.

A situação mais alarmante era a infestação de sanguessugas: mais de 20 parasitas foram retirados do corpo do réptil. “Além disso, a Cristal está pesando apenas 20 quilos, quando o esperado para o porte seria no mínimo o dobro: 40 quilos”, explicou o pesquisador do Programa Caiman, Lucas Yu.

Após o resgate, o animal foi encaminhado ao Hospital Silvestres, em Vila Velha, onde recebeu medicação, hidratação e alimentação adequada. Atualmente, Cristal segue em reabilitação sob os cuidados do programa.

Receba as notícias mais importantes do dia no grupo de WhatsApp do Tempo Novo

“Estamos muito preocupados, mas com esperança de que a Cristal vai se recuperar e logo estará de volta à natureza, em um local adequado”, disse Yu ao Portal Tempo Novo.

Encontrou um jacaré? Saiba o que fazer

Crédito: Divulgação

A orientação é não tentar capturar ou se aproximar. O resgate do Programa Caiman pode ser solicitado pelo telefone (27) 99763-9757.

Outro encontrado na Serra

Também nesta semana, a equipe do Programa Caiman resgatou outro jacaré-de-papo-amarelo, encontrado dentro de um bueiro no bairro Novo Horizonte, na Serra.

O animal, chamado de Vampiro, pesa 4,5 quilos e mede 113,5 centímetros de comprimento. Ele apresentava escoriações no focinho, crânio, membros e ouvidos, e foi imediatamente levado para tratamento.

“Já coletamos o sangue para realizar exames, e ele permanecerá em reabilitação”, afirmou o pesquisador Lucas Yu.

Vampiro passou por cuidados veterinários e será solto nesta quinta-feira (4).

Foto de Gabriel Almeida

Gabriel Almeida

Jornalista há 11 anos, Gabriel Almeida é editor-chefe do Portal Tempo Novo. Atua diretamente na produção e curadoria do conteúdo, além de assinar reportagens sobre os principais acontecimentos da cidade da Serra e temas de interesse público estadual.

Leia também