Um jacaré-de-papo-amarelo de 2,60 metros foi resgatado em estado crítico na noite de quarta-feira (3), pela equipe do Programa Caiman, do Instituto Marcos Daniel (IMD). A ação ocorreu na altura do bairro Manoel Plaza, na Serra.
O animal, apelidado de Cristal, foi localizado em uma passagem de água desativada, onde, segundo os especialistas, provavelmente estava preso há meses. Em decorrência disso, apresentava grave desnutrição e desidratação.
A situação mais alarmante era a infestação de sanguessugas: mais de 20 parasitas foram retirados do corpo do réptil. “Além disso, a Cristal está pesando apenas 20 quilos, quando o esperado para o porte seria no mínimo o dobro: 40 quilos”, explicou o pesquisador do Programa Caiman, Lucas Yu.
Após o resgate, o animal foi encaminhado ao Hospital Silvestres, em Vila Velha, onde recebeu medicação, hidratação e alimentação adequada. Atualmente, Cristal segue em reabilitação sob os cuidados do programa.
Leia também
“Estamos muito preocupados, mas com esperança de que a Cristal vai se recuperar e logo estará de volta à natureza, em um local adequado”, disse Yu ao Portal Tempo Novo.
Encontrou um jacaré? Saiba o que fazer

A orientação é não tentar capturar ou se aproximar. O resgate do Programa Caiman pode ser solicitado pelo telefone (27) 99763-9757.
Outro encontrado na Serra
Também nesta semana, a equipe do Programa Caiman resgatou outro jacaré-de-papo-amarelo, encontrado dentro de um bueiro no bairro Novo Horizonte, na Serra.
O animal, chamado de Vampiro, pesa 4,5 quilos e mede 113,5 centímetros de comprimento. Ele apresentava escoriações no focinho, crânio, membros e ouvidos, e foi imediatamente levado para tratamento.
“Já coletamos o sangue para realizar exames, e ele permanecerá em reabilitação”, afirmou o pesquisador Lucas Yu.
Vampiro passou por cuidados veterinários e será solto nesta quinta-feira (4).

