Um jacaré-de-papo-amarelo foi resgatado com diversos ferimentos após ser encontrado dentro de um bueiro no bairro Novo Horizonte, na Serra. A operação foi realizada pela equipe do Programa Caiman, referência na conservação da espécie símbolo da Mata Atlântica.
O animal, batizado de Vampiro, pesa 4,5 quilos e mede 113,5 centímetros de comprimento. Segundo o pesquisador do projeto, Lucas Yu, o jacaré apresentava escoriações no focinho, crânio, membros e ouvidos, e foi imediatamente encaminhado para tratamento.
“Já coletamos o sangue para realizar exames, e ele permanecerá em reabilitação”, explicou o pesquisador ao Portal Tempo Novo.
Reabilitação e tratamento de jacaré
Vampiro está sob cuidados veterinários e passa por uma série de exames laboratoriais. Esse processo é essencial para garantir sua plena recuperação antes de ser devolvido ao habitat natural.
Leia também
O caso evidencia a relevância do trabalho do Programa Caiman, que atua em frentes de resgate, conservação e educação ambiental, promovendo a preservação do jacaré-de-papo-amarelo e de seu ecossistema, além de conscientizar a população sobre a importância da fauna capixaba.
Como acionar o resgate na Serra?
A orientação é que, ao avistar um jacaré em área urbana, a população não tente se aproximar e acione imediatamente a equipe responsável. O resgate do Programa Caiman pode ser solicitado pelo telefone (27) 99763-9757.

