Um morador de Bicanga, na Serra, teve uma grande surpresa ao acordar na manhã desta terça-feira (20) e se deparar com um jacaré de mais de um metro de comprimento na frente da calçada de sua de casa.
De acordo com Guilherme Lima, morador da região, a presença de animais silvestres já faz parte da rotina da comunidade, que convive diretamente com áreas de mata e fragmentos de floresta urbana. Segundo ele, os moradores já sabem como agir nessas situações.
“A aparição de animais silvestres não é novidade para a comunidade. É comum aparecer macaco, jacaré, raposa, cachorro-do-mato, cobras. Já encontramos até veadinhos há algum tempo. Manguinhos e Bicanga tem muita arborização e pequenas florestas urbanas, que acabam sendo um dos últimos refúgios desses animais em meio à urbanização. A comunidade costuma ter muito respeito por eles”, relatou ao Tempo Novo.

A presença constante da fauna na região tem sido observada também em outros episódios recentes. No último fim de semana, por exemplo, um grupo de golfinhos foi visto nas águas da praia ao lado, em Manguinhos, encantando turistas e banhistas com um verdadeiro espetáculo no mar.
Leia também
Resgate do jacaré
Após a localização do jacaré no quintal, os moradores acionaram os órgãos responsáveis para o resgate e a devolução do animal ao habitat natural. De acordo com apuração do Tempo Novo, durante a operação, os agentes da Guarda Municipal interditaram temporariamente a via para evitar atropelamentos e facilitar o manejo por parte dos fiscais ambientais. Após ser resgatado pelos agentes da fiscalização, o animal foi levado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), localizado no bairro Barcelona, onde vai passar por exames antes de ser devolvido à natureza.
Como acionar o resgate na Serra
A orientação é clara: não se aproximar do animal e evitar qualquer tentativa de captura por conta própria. Ao avistar jacarés ou outros animais silvestres em área urbana, a população deve acionar imediatamente o serviço especializado.
- Programa Caiman – Resgate de Jacarés: (27) 99763-9757
Onde pedir ajuda em caso de animais silvestres
A população que encontrar animais da fauna pode acionar os órgãos responsáveis de duas formas:
• Pelo aplicativo Colab (www.colab.re), disponível gratuitamente para smartphones;
• Pela Polícia Militar Ambiental, no telefone (27) 3636-1650.